Você merece Ouvir Bem!
Toda história sobre perda auditiva é única. A sua perda auditiva pode afetar um dos ouvidos ou ambos. Entender qual é o seu tipo de perda auditiva e como ela acomete a sua vida, serve de guia para encontrar a solução correta para recuperar sua audição.
Ouvir é tão natural que nem sempre a gente se dá conta disso! Ouvir “eu te amo”, o choro do nascimento do seu filho, uma boa música, bater um papo ou os sons da natureza. Quantos momentos sonoros estão no nosso dia a dia. Já pensou viver sem a possibilidade de ouvir cada um desses pequenos detalhes?
A perda auditiva é uma das deficiências crônicas mais comuns. Em 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório sobre a condição da audição no mundo. Descreve que um quarto dos adultos com mais de 60 anos tem perda auditiva bilateral e um dado preocupante é que apenas 15% desta população fazem uso de alguma solução auditiva. A perda auditiva, além das dificuldades de comunicação, impacta diretamente a saúde emocional e mental.
Para saber se você ou seu ente querido faz parte desse grupo, é importante ser avaliado por profissionais capacitados que consiste em médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas e uma equipe multidisciplinar.
Os tratamentos para perda auditiva podem ser vários, desde indicações medicamentosas, cirurgias reparadoras ou uso de tecnologia auditiva, que são opções desde os aparelhos auditivos de amplificação sonora individual (AASI) até os dispositivos auditivos implantados cirurgicamente.
Para aqueles pacientes que não se adaptaram aos aparelhos auditivos ou possuem limitações para uso dos mesmos, as opções cirúrgicas devem ser estudadas. Existem principalmente dois tipos de próteses auditivas implantadas cirurgicamente: Prótese Auditiva Ancorada no Osso (PAAO), que permite a condução sonora por via óssea e é capaz de estimular ambos lados, mesmo quando implantado em um único ouvido e Implante Coclear (IC), conhecidos como “ouvido biônico” por estimularem diretamente a região danificada da cóclea e do nervo auditivo, sendo considerada como a prótese neural de maior sucesso até o momento.
Tanto as próteses auditivas ancoradas no osso como o Implante Coclear são opções cirúrgicas seguras e com elevado índice de sucesso e podem ser realizadas em crianças e adultos. Ambas são cobertas integralmente pelos planos de saúde e também estão disponíveis no SUS, em centros especializados.
O mais importante nesse processo é o entendimento de que a perda auditiva é mais comum do que se imagina e a solução auditiva está ao alcance de todos. Isso aumenta a clareza dos sons e melhora sua capacidade de entender a fala. Também podem ajudá-lo a recuperar a confiança em situações sociais, reencontrar amigos e familiares e ter uma vida mais plena.
Um sentido tão especial merece cuidado, afinal, ouvir bem é viver bem!