Você conhece a Artrite Psoriásica?
A artrite psoriásica é uma forma de artrite (dor, edema e vermelhidão articular) que afeta pessoas que possuem psoríase, ou parentes de primeiro grau com a doença – pais ou irmãos.
A psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de lesões avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e o couro cabeludo. A maioria das pessoas desenvolve psoríase primeiro e depois a artrite, mas em alguns pacientes a artrite pode começar antes das lesões de pele.
A psoríase afeta 3% da população mundial, e aproximadamente 30 % desses pacientes podem apresentar artrite psoriásica associada. Assim como o acometimento da pele, o acometimento articular atinge principalmente as pessoas de pele branca.
Afeta igualmente homens e mulheres, usualmente na segunda ou terceira década de vida, geralmente o quadro articular ocorre duas décadas após o diagnóstico cutâneo.
É importante ressaltar que os impactos da psoríase vão muito além da pele, pois a doença afeta de forma profunda a qualidade de vida dos pacientes. Também devemos enfatizar que psoríase não é contagiosa.
Manifestações clínicas distintas dividem a artrite psoriásica em subtipos. Variando de quadro articulares leves, podendo acometer poucas articulações a formas articulares graves e rapidamente deformantes/ mutilantes. As articulações mais acometidas são os punhos, mãos, pés, tornozelos e joelhos, podendo acometer também a coluna lombar. O diagnóstico precoce é importante para uma melhor resposta terapêutica e ausência de deformidades articulares. A característica da dor articular também é importante para o diagnóstico, pois é inflamatória, ou seja, o paciente apresenta piora do quadro álgico pela manhã ou após períodos de repouso.
O tratamento da artrite psoriásica é individualizado. Inicialmente pode-se ter alívio dos sintomas articulares com o uso de sintomáticos, infiltração de medicação direto na articulação quando poucas juntas são acometidas, ou mesmo início das drogas modificadoras da doença tanto sintéticas como a nova gama de medicações biológicas, que têm mostrado excelentes resultados, melhorando de forma significativa a doença articular e cutânea.
Foi criado um questionário de screening para artrite psoriásica em paciente com psoríase. Então se você tem psoríase preste atenção nessas questões:
• Você já teve inchaço em alguma articulação?
• Algum médico já lhe disse que você tem artrite?
• A suas unhas dos pés ou das mãos tem furos ou pontos?
• Você já teve dor no seu calcanhar?
• Alguma vez você já teve um dedo do pé ou da mão inchado e dolorido sem alguma razão aparente?
Caso você seja portador de psoríase e respondeu SIM para algumas dessas questões consulte um reumatologista para avaliação. O diagnóstico precoce muda a evolução da doença e melhora sua qualidade de vida.