Ultrassom Dermatológico
O ultrassom dermatológico surgiu como uma modalidade não invasiva útil na dermatologia, que pode ser adicionada ao exame clínico permitindo um diagnóstico precoce e mais preciso. Esta técnica de imagem pode permitir o estudo da pele, da unha e até mesmo do cabelo.
Além disso, há avanços tecnológicos significativos nos últimos anos, como o desenvolvimento de dispositivos portáteis e sondas de alta frequência que ampliaram a integração do ultrassom na prática diária de dermatologia.
O ultrassom dermatológico de alta frequência é uma técnica recentemente disponível capaz de definir claramente camadas de pele e estruturas mais profundas que também fornece padrões locais de perfusão obtidos em tempo real.
São considerados achados ultrassonográficos em tumores de pele benignos e malignos, doenças dermatológicas inflamatórias e condições cosméticas, entre outros. Assim, essa técnica não invasiva pode ser uma potente ferramenta aditiva no diagnóstico e manejo de condições dermatológicas na prática cotidiana, fornecendo informações importantes de outra forma indisponíveis a olho nu clínico.
Preenchimentos cosméticos são frequentemente usados hoje em dia para melhorar a beleza e para tratar rugas ou flacidez da pele. No entanto, informações sobre o histórico de produtos injetáveis podem ser difíceis de obter, e há um número crescente de relatos sobre complicações com esses agentes. O exame de mapeamento facial evidencia possíveis riscos ligados a características anatômicas particulares de cada paciente.
O ultrassom cutâneo é particularmente útil na dermatologia pediátrica para diagnosticar inúmeras doenças sem a necessidade de uso de testes invasivos. Algumas entidades dermatológicas frequentes em crianças, cujo estudo pode ser simplificado por meio de ultrassom cutâneo, com menção especial de doença tumoral benigna, congênita e adquirida e anomalias vasculares. Podem ser usados para distinguir hemangioma da malformação vascular e detectar fluxo arterial.
Essas distinções são fundamentais para a gestão subsequente e avaliação do prognóstico.