Psicoterapia quando fazer?
O que é Psicoterapia?Quando identificar a hora certa de começar? Estas perguntas são comuns na mente de pessoas que querem buscar o autoconhecimento. Porém, para muitos, ela é considerada um mito, uma vergonha ou um bicho de sete cabeças.
A psicoterapia é um tipo de tratamento que se utiliza de técnicas psicológicas e estratégias específicas de acordo com as necessidades e características de cada indivíduo e, com objetivo de solucionar problemas pontuais, elevar a autoestima, desenvolver novas habilidades para enfrentar positivamente situações desafiadoras, conflituosas e /ou angustiantes.
Não há um momento certo para iniciar a fazer terapia, sempre é hora para o autoconhecimento ou mesmo para resolver algum problema. Mas a vergonha de admitir que precisa fazer terapia ainda é grande e isto ocorre por conta do preconceito de que a psicoterapia é para pacientes com problemas muito graves e não para pessoas que procuram equilíbrio e mais qualidade de vida.
A maioria das pessoas que procuram a psicoterapia é por sentirem algum conflito interno, por sentirem-se deprimidas, altamente ansiosas, com pânico, por estarem estressadas, compulsões, traumas, fobias, etc. Outras porque possuem doenças crônicas que interferem no seu bem-estar físico e emocional.
As pessoas não devem ter medo quando concluírem que é a hora de procurar ajuda. O psicólogo é o profissional mais indicado para ajudar de forma imparcial e sem julgamentos, trabalhando conjuntamente com o paciente para identificar e mudar os padrões de pensamento e de comportamento que os impedem de se sentirem melhor.
A Terapia Cognitiva Comportamental tem uma abordagem prática e diretiva para cada paciente, utilizando de técnicas e estratégias terapêuticas com intuito de promover mudanças positivas no seu dia a dia.
O que não se deve fazer é forçar alguém a procurar uma psicoterapia, isto dificilmente dará resultados, porque a pessoa já entra resistente e certamente não irá interagir e nem mesmo ouvirá o terapeuta, principalmente, por exemplo, um adolescente. Neste caso, é melhor que eles próprios façam um trabalho de orientação com o psicólogo do que forçar o adolescente ir à terapia.
Quanto tempo dura em média uma terapia? Não existe uma resposta concreta. Tudo vai depender do problema de cada pessoa e da forma como ela vai evoluir no tratamento. A Psicoterapia Cognitiva Comportamental e as Terapias Breves trazem resultados mais rápidos, de três a seis meses, podendo se estender por mais tempo, dependendo do caso.
Independentemente do objetivo que leva uma pessoa a procurar terapia, seja para o autoconhecimento ou resolver problemas, deve ter consciência do que está fazendo e levar o tratamento a sério. Somente assim o indivíduo alcançará resultados satisfatórios.
É importante que quando decidir fazer terapia, que seja com um profissional formado, que estudou o comportamento humano e esteja credenciado no órgão (CRP) que fiscaliza os profissionais desta área, para não cair em armadilhas.