Peeling de Fenol
A busca por uma pele jovial é um desejo universal. Trata-se de uma batalha que não só depende das forças dos médicos, através de suas habilidades técnicas, mas também do comprometimento dos pacientes em relação ao estilo de vida que impacta no cuidado do dia a dia com a pele. O peeling de fenol foi a grande atração entre as atrizes de Hollywood em meados do século passado, mas foi praticamente esquecido com a era dos lasers. Contudo, ele vem retornando aos consultórios dos dermatologistas com toda a força da época. E há uma explicação: não tem qualquer outro procedimento estético não cirúrgico que proporcione resultados como os dele.
O peeling de fenol é um tratamento estético que é feito com a aplicação de um tipo de ácido específico sobre a pele, para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma nova camada de pele lisa, sendo recomendado para casos de pele gravemente danificada pelo sol, rugas mais profundas, cicatrizes de acne, manchas, ou lesões pré malignas.
Por possuir resultados surpreendentes, apenas uma sessão é necessária, sendo que os resultados duram anos. Em comparação com outros peelings químicos, o peeling de fenol é mais profundo, sendo removidas as camadas de pele da epiderme e de porções da camada média e inferior da derme. Depois do procedimento, pode-se verificar uma grande melhora na aparência das áreas tratadas, revelando uma nova camada de pele lisa e proporcionando um rejuvenescimento dramático. Após a cicatrização estar completa, a pele fica mais clara e luminosa, mais elástica e a aparência de rugas profundas e descoloração severa é significativamente reduzida. Este aspecto de pele saudável é mais firme devido o aumento da concentração de colágeno e fibras elásticas, mais luminosa por destruição de pigmentos e mais lisa por substituição de cicatrizes e rugas profundas por pele normal. Isso tudo já pode ser observado logo no primeiro mês após o tratamento. Entretanto, o resultado final se dá com três meses. Acredita-se que este resultado não é encontrado em nenhum outro procedimento, nem mesmo com lifting cirúrgico.
O referido peeling é realizado sob condições cuidadosamente monitoradas em um consultório médico. O dermatologista usa um aplicador com ponta de algodão para aplicar o fenol na pele, que vai começar a ficar branca ou cinza. Para limitar a exposição ao produto, o médico pode fazer a aplicação em intervalos de cerca de 15 minutos, sendo que, um procedimento facial completo pode demorar cerca de 90 minutos.
Sendo um tratamento profundo, que resulta em vermelhidão com inchaço e sensação de queimação, o peeling de fenol exige uma recuperação longa e, em comparação com os mais leves, sendo necessário fazer uma recuperação em casa de uma semana. A nova pele surge cerca de duas semanas após o peeling, no entanto, a vermelhidão pode durar meses. Estes sinais podem ser mascarados com cosméticos, depois de formada a nova pele. Muitos efeitos colaterais podem ser minimizados se as instruções do médico forem seguidas.
Enfim, não é ao acaso que o peeling de fenol é conhecido como “peeling milagroso”. Ele é capaz de rejuvenescer em até 20 anos e deve ser cuidadosamente aplicado por um dermatologista experiente, afim de obter um resultado satisfatório e sem complicações. Envelhecer é inevitável, mas amenizar os sinais do envelhecimento não só é evitável como faz bem ao corpo, mente e coração.