O que o cabelo pode dizer sobre a saúde das pessoas?
Estar com o cabelo saudável não é uma questão só de estética. Considerado a moldura do nosso rosto, o cabelo desenvolve um papel de extrema importância quando o assunto é estado de saúde do seu corpo. O aspecto dos fios e do couro cabeludo podem indicar doenças e problemas que estão afetando o equilíbrio corporal da pessoa.
“Eles são termômetros para vários diagnósticos. Alterações nesses órgãos menos vitais, como cabelo, pele e unha servem de alerta, já que o corpo pode estar destinando mais nutrientes para outros órgãos, como fígado e coração. Isto é sinal de que eles estão ‘precisando’ mais naquele momento”, explica a dermatologista e tricologista Angélica Pimenta (CRM 120.847).
A queda capilar é um dos sinais que devem ser observados. Geralmente, as pessoas associam somente a problemas no couro cabeludo ou fios, mas perda de cabelo pode ser o primeiro sinal de várias doenças ou até efeito colateral de algum tratamento
“Se a queda aumenta de uma forma muito brusca é sinal que o corpo passou por alguma alteração, já que ocorreu uma mudança na fase do ciclo de crescimento do cabelo.”
Mudança de cor do fio é outro sinal de desequilíbrio, e pode estar relacionada à nutrição daquela pessoa. Aumento de oleosidade, inflamação e coceira no couro cabeludo também representam alteração hormonal e, nesse caso, contribuem com a queda capilar
Tanto em Rio Preto, quanto em sua clínica em Guarulhos, Angélica utiliza da análise epigenética para o diagnóstico antecipado de alterações do organismo e definição de medidas preventivas e assertivas.
“Hoje, as pessoas não precisam esperar mais o cabelo ficar quebradiço, opaco ou perceber alterações no couro cabeludo para cuidar desses órgãos e do restante do organismo. Por meio do bulbo capilar, a análise epigenética apresenta alterações que já estão acontecendo ao redor do cabelo e, consequentemente, no corpo”, afirma.
Diante dos resultados, a dermatologista e tricologista define a terapia individualizada ou encaminha para médicos parceiros como nutrólogos, nutricionistas, endocrinologistas, geriatras e ginecologistas. “Couro cabeludo e cabelos bonitos e saudáveis são resultados de um corpo equilibrado”, completa.
As pessoas não precisam esperar mais o cabelo ficar quebradiço, opaco ou perceber alterações no couro cabeludo para cuidar desses órgãos e do restante do organismo.