Intervenção especializada em desenvolvimento infantil
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por três particularidades básicas, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente: 1) dificuldade de comunicação por deficiência no uso da linguagem, 2) dificuldade de socialização e 3) padrões comportamentais restritivos e repetitivos. Pesquisas recentes apontam que uma em cada cem crianças pode ser diagnosticada com algum grau do espectro, que afeta mais meninos do que meninas.
As opções de tratamento incluem tanto intervenções medicamentosas como comportamentais, sendo fundamental um atendimento multidisciplinar que envolva psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.
Nos últimos 20 anos dados robustos, amparados em pesquisas, vêm demonstrando a eficiência de intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada, tradução do termo em inglês Applied Behavior Analysis (ABA). Caracterizadas como práticas baseadas em evidências, intervenções fundamentadas em ABA tornaram-se padrão ouro no tratamento do TEA e dos atrasos de desenvolvimento intelectual e de linguagem.
O Núcleo de Intervenção ABA oferece atendimento intensivo e individualizado para crianças com atrasos no desenvolvimento global e TEA empregando tecnologia comportamental de ponta. O eixo fundamental de nossa intervenção é a implementação de um programa individualizado de intervenção comportamental que visa a construção de habilidades fundamentais para o desenvolvimento da criança. Este programa de trabalho é delineado a partir de uma avaliação criteriosa que identi?ca as habilidades presentes e as que precisam ser ensinadas ou fortalecidas no repertório de nosso cliente. Habilidades básicas como seguir instruções, usar adequadamente o toalete, identificar objetos do ambiente, comunicar-se de forma eficaz, manter contato visual, alimentar-se de forma sadia e variada, permitir a aproximação de outras pessoas, atender quando chamado pelo nome, são afetadas, em maior ou menor grau, a depender do nível de comprometimento da criança. Cada uma destas habilidades é trabalhada por um profissional, de forma individualizada, em programas de intervenção estabelecidos após rigorosa avaliação inicial que estipula o nível de desenvolvimento da criança. Todos as intervenções são registradas e monitoradas constantemente para que se averigue se as demandas dos programas produzem mudanças consistentes e duradouras no repertório comportamental da criança.
No Núcleo de Intervenção ABA oferecemos:
1. Intervenção precoce e intensiva: atendimento individualizado e elaborado de forma que a criança tenha inúmeras oportunidades de praticar e desenvolver as habilidades que necessita para a sua vida;
2. Ensino parental e orientação escolar: essencial para que cuidadores e professores aprendam a fortalecer os novos comportamentos aprendidos em outros ambientes e, assim, ajudem a criança a utilizar o que foi aprendido durante a intervenção em outros contextos de sua vida cotidiana;
3. Cursos para formação continuada de pro?ssionais: preocupamo-nos com a disseminação de práticas de intervenção exclusivamente baseadas em evidências, por isso, utilizamos toda nossa expertise para que profissionais das áreas de saúde e educação possam se aprimorar no uso de procedimentos de intervenção que possuam sólida base científica.
Nosso serviço e instalações:
Atendimento diário de 20 horas semanais para crianças de 18 meses a 6 anos de idade, nos períodos matutino e vespertino. Os espaços foram planejados de forma que as crianças sejam atendidas individualmente, mas também tenham momentos de ensino em grupo. De forma a facilitar a supervisão dos atendimentos e garantir a integridade da intervenção, todas as salas possuem câmeras para ?lmagem individual das crianças. Além disso, o registro visual permite que cuidadores e professores possam observar a criança e receber as orientações pertinentes para cada situação.