IMP- Infusão de Medicamento na Pele
Esse novo método de infusão de medicamento na pele é eficaz, preciso e localizado.
Utilizamos o método tattoing, método mais recente de infusão de medicamentos na derme, usando um aparelho de tatuagem para realizar multi puncturas e entregar a substância simultaneamente no local.
A técnica de infusão de medicamentos na pele iniciou com a mesoterapia, técnica descrita e desenvolvida pelo médico francês Dr. Michel Pistor em 1958, para tratamento de algumas condições dermatológicas através de microinjenções de medicamentos e/ou vitaminas na comada da pele para promover entrega do principio ativo no local em que o mesmo terá sua ação.
Logo depois surgiu a técnica conhecida do IPC ou indução percutânea de colágeno – o “microneedling”, que consiste no uso do Dermaroller, um dispositivo com microagulhas, que realiza micro fissuras na pele, promovendo assim remodelação dérmica através da liberação de fatores do crescimento e do estimulo para formação de colágeno e elastina. Além disso, esse procedimento permite a administração transdérmica de medicamentos (a drug delivery) através dos microconais criados na pele pelas agulhas.
O Método Tattoing foi descrito por volta de 2001 para tratamento de cicatrizes queloidianas. Ele não apenas se estende para tratamentos estéticos, mas também para rejuvenescimento (melhora a hidratação da pele), tratamento de manchas, hipercromias e melasma, estrias, alopecias, cicatrizes, etc. Consiste na perfuração de epiderme, trazendo todos os benefícios da técnica de microneedling (com o Dermaroller), desde a indução de neocolagenese e produção de fatores de crescimento com as micropuncturas percutâneas pelas agulhas, como a vantagem da mesoterapia, a qual garante a entrega dos principais ativos de forma mais eficaz, com menos efeitos colaterais. Temos a vantagem de uso de baixas doses de medicamentos e/ou vitaminas, a possibilidade de uso de mais de um principio ativo no local a ser tratado, dependendo da patologia a ser tratada, com maior eficácia, uma vez que a substância age in situ, com o tempo de meia vida útil da droga aumentada, e menos efeitos colaterais sistêmicos. Múltiplas injeções em doses diminutas.
Esse método é indicado para tratamento de melasmas, manchas na pele, hipercromias, cicatrizes de acne e outras cicatrizes hipertróficas, alopecias e eflúvios.Ele é contra indicado para gestantes, lactantes, infecções no local da aplicação e doenças ativas como lúpus, artrite reumatoide e vitiligo.
Muito utilizado em alopécias androgenéticas, no qual se promove a entrega do medicamento próximo ao folículo do cabelo, entregando a medicação no local onde ela deve agir, sem desperdícios e com ação mais eficaz, com resultados mais rápidos.