Esses são os possíveis motivos de você estar perdendo cabelo!
Esses são os possíveis motivos de você estar perdendo cabelo!
Você sabe os motivos de você estar perdendo o seu cabelo?
A queda/perda de cabelos, também chamada alopecia, pode acometer tanto de homens como de mulheres. O que precisamos esclarecer é que se perde cabelo através de diversas condições, ou seja, diversos tipos de ALOPECIAS.
Na alopecia androgenética (também chamada de calvície) notamos a rarefação dos fios, sendo, principalmente, nas entradas e coroa nos homens e difusa nas mulheres, que percebem aumento da risca ao dividir o cabelo. Ela está relacionada com a ação do DHT, um subproduto da testosterona, nos fios.
Na alopecia areata, notamos perda de cabelos no couro cabeludo ou em outras partes do corpo, como cílios e sobrancelhas, podendo ser em placas ou até total. Ela é uma doença autoimune, onde o sistema imunológico ataca os folículos causando inflamação e queda.
Na alopecia frontal fibrosante, notamos retração da linha de implantação dos fios, com um aparente “aumento da testa”. Essa é uma doença inflamatória crônica que pode causar perda permanente de pelos (alopecia cicatricial).
Podemos também ter queda de cabelo por alteração do ciclo capilar, o chamado eflúvio telógeno, que é uma das principais causas de queda de cabelo. Nesse caso, notamos aumento de volume de queda dos fios, geralmente de maneira aguda. Doenças como a dengue e a COVID-19, deficiência de vitaminas, alteração de hormônios de tireóide, cirurgias e stress emocional são algumas das principais causas de eflúvio telógeno.
É importante que, ao notar a queda capilar ou rarefação dos fios, a pessoa busque ajuda médica de um dermatologista para investigar a causa e iniciar o tratamento.
Lembre-se: queda de cabelo não é tudo igual!