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  • Aline Belluzi Martins Pina
  • 903 Visualizações
  • 26/06/2017

Depressão infanto-juvenil

Nos próximos 20 anos, a depressão deverá se tornar a doença mais comum do mundo, atingindo mais pessoas do que o câncer e os problemas cardíacos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

E neste público estão inseridas as crianças e os adolescentes que cada vez mais precocemente tem manifestado sintomas depressivos. Nos últimos 10 anos, de acordo com a OMS, o número de diagnósticos em crianças entre 6 e 12 anos passou de 4,5 para 8%, o que representa um problema crescente.

As causas para a depressão infanto-juvenil podem ser as mais diversas:

• Fatores biológicos (genética);

• Fatores ambientais, como o funcionamento familiar, a interação entre mãe e criança;

• Fatores sociais (pobreza que fere a dignidade, riqueza que substitui afeto por bens materiais);

• Convivência com uma psicopatologia dos pais;

• Experiência de episódios traumáticos, nesta idade, como separação dos pais;

• Luto ou mudanças radicais de ambiente;

• Escola excessivamente conteudista e capitalista, assim como escola com recursos nada dignos a aprendizagem do aluno.

Os sintomas apresentados são os descritos abaixo:

• Maior sensibilidade;

• Choro fácil;

• Angustia persistente;

• Sentimento de culpa;

• Irritabilidade;

• Pessimismo;

• Baixa autoestima;

• Ideias de suicídio;

• Comportamento agressivo;

• Baixo rendimento escolar;

• Alterações abruptas no comportamento (Disforia);

• Alterações do humor por mais do que 2 semanas;

• Sintomas não verbais (somatização).

Cinco características abaixo com prejuízo funcional:

(Sendo pelo menos dois já consideradas sintomas depressivos para um diagnóstico: redução do humor e perda do prazer em fazer atividades em que anteriormente havia motivação).

• Alterações no peso (aumento ou redução);

• Alteração no sono (redução ou aumento);

• Agitação psicomotora ou retardo psicomotor;

• Redução da energia;

• Dificuldade de concentração não provocado por doenças orgânicas ou medicamentos.

Já as crianças menores têm dificuldades de localizar e expressar seus sentimentos com palavras, então, há algumas diferenciações dos seus sintomas:

• Tristeza sem perceber mal-estar;

• Retraimento e desinteresse;

• Descontente, sem prazer;

• Sentem-se rejeitadas;

• Não aceitam ajuda ou consolo;

• Insônia;

• Auto erotismo (e outras repetições);

• Maior dificuldade e contato com outras pessoas;

• Angústia;

• Inibição;

• Insegurança;

• Agressividade;

• Enurese;

• Mutismo;

• Onicofagia (roer e comer unhas).

A depressão infanto-juvenil está intrinsicamente associada a relação destes com seus adultos. É esta dinâmica a desencadeante do bem e do mal na estruturação de uma criança ou jovem. Pais que não disponibilizam tempo para o lúdico, para o diálogo e para uma interação familiar construtiva e terceiriza esta responsabilidade para jogos eletrônicos, cursos extracurriculares excessivos, e cuidadores terceiros acabam por negligenciar seus filhos em sua formação, gerando uma ferida matricial na personalidade deste. Assim uma estruturação alienante atrapalha o rendimento acadêmico que se torna sem sentido e gera uma precariedade funcional neste individuo em formação, culminando em um adulto dependente e despreparado para uma vida de adaptação saudável.

É deste ambiente hostil e vazio que se alimenta o desafio da baleia azul, comorbidades como anorexia, bulimia, déficits de atenção, a depressão e, principalmente, o suicídio. Atente-se aos sintomas aqui descritos e, principalmente, a que tipo de papel tem sido de fato o seu neste exercício de construção de suas crianças e jovens. A ressignificação de posturas inadequadas, a solidariedade e a reparação de erros são ferramentas poderosas à vida, que permite de fato a intimidade e a reciprocidade afetiva de nossas crianças e jovens. Frustrar-se, angustiar-se faz parte de um processo de amadurecimento à vida, mas ter estes princípios em persistência, favorece a morte! Diante de tal problemática sintomática aqui descrita, procure ajuda e favoreça a vida!

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  1. Aline Belluzi Martins Pina says:

    Psicólogo

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