De um Start nos seus cuidados com a pele
Rotina, para muitos, é sinônimo de preguiça ou de falta de tempo. Mas quando falamos em pele e podemos estender tal contexto para saúde, a ideia de disciplina deve ser remetida a um compromisso diário prazeroso e benéfico.
Vivemos em uma era em que os compromissos são muitos, o tempo é pouco e a dedicação à mente, corpo e pele são inexistentes ou relegados a segundo plano, sempre à espera de uma eventual “sobra de horário” ou disposição para cuidar de si. Uma coisa, porém, é fato (e bem simples até!): você deve otimizar ao máximo a fração de tempo que dispõe. Use esse momento com total leveza e calma, sem desespero por resultados (ah, mas essa filosofia pode ser levada para atividade física também, certo?!). E como nosso foco aqui é pele, esse esforço gostoso será sagrado às manhãs e ao anoitecer.
Sempre falo às minhas pacientes: “nós nos doamos e investimos ao máximo naquilo que tanto desejamos e temos por objetivo”. Minha orientação? Dedique-se. Se sua vida começa de madrugada e se encerra tarde da noite, leve seus produtos e aplique-os no carro, no trabalho, no intervalo do almoço. Ora! E como esse “esforço” vale a pena! E como é delicioso usar bons produtos, perceber sua pele cada vez mais linda, mais saudável e, claro, receber elogios-porque nós, mulheres, somos dessas, né?! (Risos). E minha orientação sempre é: não pense em quanto tempo você vai alcançar a pele dos sonhos, o cabelo que sempre quis... Pense que, uma vez que começa, só há multiplicação de resultados a cada noite, semana, mês.
E esse trabalho envolve primordialmente a empatia pelo seu dermatologista. Tenha a certeza de que, encontrando aquele que entende sua linguagem, seus objetivos, e com quem você se identifica, seja fiel a ele. O trabalho de vocês será extremamente gratificante ao final. Acredite e tenha paciência! Daí vem a clássica pergunta: mas quando eu devo iniciar meus cuidados com a pele? Cada idade exige uma necessidade diferente. Na adolescência, a principal queixa é acne; no início da vida adulta, é o cuidado preventivo e, em peles mais maduras, a reestruturação facial. Em resumo: uma vez concretizada a primeira consulta com o dermatologista, os cuidados e tratamentos serão para a vida, renovados de acordo com a periodicidade requisitada pelos retornos. É de conhecimento popular, mas não custa a lembrança: a prevenção é sempre o melhor tratamento.
E já que estamos no mês de Dezembro, reforço a importância da prevenção com a Campanha Nacional do Câncer de Pele, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) neste mês. Em 2019, o tema “Um sinal pode ser câncer de pele” enfoca os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces. As ações do #dezembrolaranja chamam a atenção da população para a importância das medidas de fotoproteção. Vivemos em um país tropical e, em algumas regiões, o calor é intenso o ano inteiro – e aqui pode-se incluir Rio Preto. Praia, sol e mar são sinônimos de férias para a maioria dos brasileiros, que costumam também negligenciar a saúde da pele nessa estação. A exposição solar sem proteção causa danos diversos a curto e longo prazo, como queimaduras solares, alergias, envelhecimento precoce da pele, manchas, rugas e surgimento de câncer de pele.
Então aqui estão alguns cuidados indispensáveis nessa época:
- Evite exposição solar direta das 10h às 16h, pois é pico de incidência de raios UVB;
- Reforce seu filtro solar a cada 3 horas e sempre após sair da água;
- Use chapéus, óculos escuros e roupas adequadas;
- Beba muito líquido e mantenha sua pele hidratada.
Não há desculpa para esquecer seu protetor solar guardado lá no fundo do armário (ou o que é pior e não incomum: deixá-lo vencer!). Então desfrute, relaxe e curta essa estação tão gostosa do ano e tão cheia de boas energias com muita PROTEÇÃO. Ah, e jamais esquecer: NUNCA é tarde para se cuidar!
Lembre-se de que uma vez dado o START, sua pele de amanhã sempre será melhor que a de ontem.