Avaliação Neuropsicológica O que é e quais seus objetivos?
A neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o Sistema Nervoso Central (SNC), o funcionamento cognitivo e o comportamento.
As preocupações com o estabelecimento de relações entre o cérebro e o comportamento são antigas. A ideia de que haveria relação entre fenômenos mentais e funcionamento cerebral permeou o conhecimento e as práticas médicas em algumas épocas, tendo impulso significativo com o ressurgimento da neuropsiquiatria no século XIX. Portanto, denomina-se de campo da neurpsicologia o estudo das relações cérebro- -comportamento.
A neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda as relações entre o Sistema Nervoso Central (SNC), o funcionamento cognitivo e o comportamento. É voltada para a expressão do comportamento por meio das disfunções cerebrais e ampara-se na avaliação de determinadas manifestações do indivíduo para a investigação do funcionamento cerebral.
As manifestações cognitivas e comportamentais afetam o indivíduo de forma significativa em todos os seus âmbitos de vida, provocando consequências psicológicas e sociais. Tal fato, nos faz refletir sobre a importância da identificação e diagnóstico precoces de déficits cognitivos e emocionais, por meio da avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica tem como principais objetivos: o auxílio no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos psiquiátricos, avaliação do prognóstico, no sentido de acompanhamento do curso da evolução e impacto da patologia em longo prazo, orientação para o tratamento mais adequado, auxílio no planejamento da reabilitação, identificando dificuldades e potencialidades, seleção de pacientes para técnicas especiais como cirurgia para epiléticos.
Em conclusão, a avaliação neuropsicológica possibilita raciocínio acerca de hipóteses diagnósticas, identifica o tipo e a extensão da alteração cognitiva, discrimina funções preservadas e comprometidas, investiga a presença de alterações comportamentais e de humor, bem como o impacto destas na vida do indivíduo, possibilitando criação de estratégias de compensação em busca de melhora de qualidade de vida para esse sujeito.
Referências:
Neuropsicologia: aplicações clínicas/Organizadores, Leandro F. Malloy Diniz...[et al.]. - Porto Alegre: Artmed, 2016. Neuropsicologia: teoria e prática/Organizadores, Daniel Fuentes...[et al.]. - 2.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2014. Neuropsicologia clínica/organizadores, Eliane Correa Miotto, Mara Cristina Souza de Lucia, Milberto Scaff. - São Paulo: Roca, 2012 - Neuropsicologia Hoje/ organizadores Vivian Maria Andrade, Flávia Heloísa dos Santos, Orlando Francisco Amodeo Bueno. – São Paulo : Artes Médicas, 2004.