Atividade Física em casa requer cuidados dobrados
As pessoas devem se manter ativas, mesmo no momento de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, porém com certo cuidado na hora de praticar atividades físicas em casa.
O isolamento social mudou o comportamento de muitas pessoas, que começaram a criar hábitos para melhorar a saúde. As atividades físicas na quarentena merecem uma atenção especial.
É necessário mexer o corpo, pois, além de ser importante para manter a saúde mental, evita doenças associadas ao sedentarismo, como pressão alta, diabetes, obesidade e aumento do colesterol, mas é preciso também se atentar e ter cuidados reforçados para evitar lesões e acidentes.
Praticar exercícios físicos em casa sem acompanhamento especializado pode resultar em lesões. Quem já possuía uma rotina de exercícios antes da quarentena compreende suas limitações e tem mais atenção à intensidade correta das atividades, mas ainda assim, até para esses, é arriscado praticar exercícios sem supervisão.
As pessoas precisam evitar começar um programa de exercícios físicos sem orientação médica e de um professor de Educação Física. Nas recomendações de exercícios físicos para a promoção da saúde, destacam-se exercícios aeróbios que desenvolvem a aptidão cardiopulmonar, exercícios de força muscular que desenvolvem a força e a resistência muscular localizada e os exercícios de flexibilidade que desenvolvem a amplitude articular.
São recomendadas atividades físicas como dançar, pular corda, subir e descer escadas, se sentar e se levantar de uma cadeira ou agachar para levantar objetos com pouco peso, de 1 a 2 kg. Lembrando que é importante sempre respeitar os limites do próprio corpo.Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.
Quem já tem contato com a atividade física, é hora de adaptar aos exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia.