Anticoncepção na mulher moderna
A mulher contemporânea tem conquistado cada vez mais o espaço no mercado de trabalho e, com isso, praticidade e conforto são requisitos essenciais para o seu cotidiano.
Neste contexto, no que diz respeito aos métodos contraceptivos, o Sistema Intrauterino de levonorgestrel tem sido um dos preferidos, tanto para a prevenção de uma gravidez indesejada quanto para a mulher que não deseja ou não pode (por determinação médica) continuar menstruando normalmente. Nos países desenvolvidos, já é um dos métodos de eleição, inclusive para as adolescentes.
O Sistema Intrauterino (SIU) é um dispositivo em forma de T, de aproximadamente 3,5 cm, que após sua inserção libera o hormônio levonorgestrel continuamente. É capaz de prevenir a gravidez através de efeitos locais, como o espessamento do muco endocervical, impedindo a movimentação do espermatozoide até o óvulo, com eficácia comparada à da esterilização cirúrgica (Laqueadura Tubária).
Além do efeito contraceptivo, o SIU também atua no tratamento do sangramento menstrual excessivo, promovendo uma significativa redução do fluxo menstrual e, consequentemente, dos desconfortos gerados neste período.
A inserção deste dispositivo pode ser realizada no próprio consultório, com anestesia local, com duração de poucos minutos e leve desconforto abdominal do tipo cólica. O tempo de duração do SIU é de 5 anos, podendo ser retirado antes, caso a paciente deseje. Por não ser um método que inibe a ovulação, o retorno à fertilidade é imediato após sua retirada.