A Saúde começa na pele, Cuidados com a pele do recém-nascido
A pele é o maior órgão do nosso corpo e tem funções muito importantes funciona como uma barreira de proteção contra a entrada de germes e produtos que podem ser prejudiciais ao organismo.
A pele do recém-nascido é submetida a um progressivo processo de adaptação ao ambiente extrauterino e isso requer cuidados especiais por ser uma pele sensível, fina e frágil. Por isso, o uso de produtos cosméticos destinados à sua higiene e proteção merece uma atenção particular.
Alguns tópicos são importantes e geram dúvidas nas mamães de primeira viagem:
• Como cuidar do coto umbilical?
O coto umbilical deve ser higienizado todos os dias, principalmente após a troca de fraldas; evitando principalmente infecções. Utiliza-se gaze, cotonete ou algodão embebido em álcool 70%.
• Como prevenir as assaduras?
Para evitar/prevenir as assaduras, é importantíssimo a troca frequente das fraldas. A urina, o calor, a umidade, as fezes em contato com a pele, torna-a mais susceptível a inflamações, dermatites, contaminação fúngica (por fungos) e bacteriana. Evite utilizar lenços umedecidos, sabonetes perfumados e produtos com álcool porque podem provocar irritação local e aumentar os riscos de alergia; prefira a limpeza com algodão e água morna ou lave com sabonete neutro seque bem a pele. Pode utilizar pomadas hipoalergênicas com óxido de zico para prevenção de assaduras também.
• Como deve ser o banho do bebê?
Não exagere na quantidade de banhos durante o dia um a dois banhos por dia já é suficiente, porque a pele do bebê tem uma camada fina de gordura natural que a protege do ressecamento e desidratação. A temperatura da água ideal gera em torno de 36 graus (semelhante à temperatura corpórea). Cuidado com as orelhas para não entrar água. Atenção para as áreas de dobras, pescoço, bumbum e genitália.
• Como manter a pele hidratada?
É importante que a pele seja mantida hidratada principalmente em ambientes com baixa umidade, ar condicionado, vento, para evitar o ressecamento dela.
Para melhor hidratação, utilize o produto após o banho. Prefira produtos hipoalergênicos ou neutros infantis para serem utilizados.
• Como proteger a pele do sol?
Quanto ao uso de protetor solar, está contraindicado em menores de 6 meses. Deve-se então limitar o tempo de exposição solar a horários antes das 10h e depois das 16h por curtos períodos de cerca de 10 minutos. Utilize vestimentas, chapéu com proteção solar.
• O uso de repelente é indicado?
Em relação aos repelentes: menores de 6 meses também não devem utilizar. Então para protegê-los, deve-se utilizar “telas” em janelas e nos berços. Cuidar do ambiente para evitar proliferação de pernilongos.
Lembre-se
É indispensável a avaliação do pediatra ou do dermatologista para esclarecimentos individualizados.