A Saúde Mental e o Sistema Imunológico
A pandemia veio com tudo e pegou muitas pessoas desprevenidas. Em todos os sentidos. Porém, as condições de saúde de cada um foi o quesito que contribuiu para salvar vidas. Antes da vacina, inexplicavelmente, pessoas morriam ou não, contraindo o vírus, sem que a medicina conseguisse explicar qual o fator diferencial. E depois da vacina, ainda estamos vulneráveis às variantes.
Mas, independentemente da pandemia, já sabíamos sobre a importância do sistema imunológico na prevenção de doenças. Para o fortalecimento do nosso corpo, precisamos trabalhar também a nossa mente, que o comanda e envia mensagens das mais impactantes, tanto no sentido positivo quanto negativo.
Os neurotransmissores formam um sistema de defesa, atuando na regulação de nossas emoções. Quando estamos com nossas emoções afetadas por estresse, preocupações, frustrações, traumas e outros estímulos desestabilizadores, esses neurotransmissores podem inibir as células do sistema imune. E com a imunidade baixa, adoecemos.
Problemas de saúde podem ser ativados pelo estado emocional, desde acne, crises alérgicas até doenças mais graves como as autoimunes, àquelas associadas à predisposição genética, transtornos ansiosos e depressivos.
Saber administrar a toxicidade relacional, muitas vezes inevitável e construir relacionamentos saudáveis, passa pela porta do autoconhecimento. Sugiro que você reflita o quanto está caminhando na direção deste propósito.