A Era do Transplante Capilar
Tecnologias que promovem precisão e naturalidade aos fios transplantados
Nos últimos tempos, o transplante capilar está entre as cirurgias estéticas mais procuradas, em especial, pelo público masculino.
Sem dúvidas, a tecnologia capilar está revolucionando o cenário de calvície pelo mundo (só no Brasil, dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelam que 30% homens a partir dos 30 anos de idade são calvos).
Isso porque o transplante capilar é conhecido como o grande reparador da calvície, uma vez que o médico implanta os fios de cabelos sem a genética da doença, ou seja, resistentes aos efeitos dos hormônios masculinos, na região calva, onde os fios sofreram com os efeitos da desses hormônios e afinaram progressivamente até não conseguirem mais crescer.
Atualmente, o método mais avançado e seguro para o processo de extração dos folículos capilares da região doadora é o FUE (Follicular Unit Excision), consistindo na extração das unidades foliculares (“mudas” de cabelos com 1, 2, 3 ou 4 fios) da área doadora uma a uma, através de pequenos furos de menos de 1 mm de diâmetro, o que possibilita a realização da cirurgia sem deixar cicatrizes lineares.
O método FUE pode ser realizado manualmente pelo médico, utilizando tecnologias mais básicas ou mais sofisticadas, ou através do auxílio da inteligência artificial (FUE Robótico), em que a extração das unidades foliculares doadoras será feita com o braço robótico. A melhor técnica é aquela que consegue retirar a maior quantidade de cabelos com o menor dano. Portanto, os doutores reforçam a importância de possuir tecnologias que combinam diversos movimentos e são capazes de se adaptar a qualquer tipo de pele e cabelo, o que garante um ótimo aproveitamento da área doadora e um grande resultado.
Em ambas as técnicas, as extrações são pouco traumáticas à região doadora, garantem precisão, não deixam cicatrizes aparentes ou lineares, permitem que o cirurgião selecione as melhores unidades foliculares e possibilitam um pós-operatório tranquilo com uma rápida recuperação. No entanto, casos mais complexos e com áreas doadoras limitadas exigem a utilização de tecnologias específicas para um resultado de excelência.
Na sequência, as próximas fases do transplante, como o preparo e separação das UFs (Unidades Foliculares), incisão na região receptora e, por fim, a implantação dos folículos, exigem um alto grau de qualificação do cirurgião e de sua equipe, pois o rigor estético e habilidade técnica são fundamentais para proporcionar naturalidade e reduzir o tempo que os fios permanecem fora do organismo, aumentando sua taxa de sobrevivência e a eficácia do transplante capilar.
Além disso, toda experiência do paciente, desde sua primeira consulta até os seus cabelos crescerem (planejamento cirúrgico, pré-operatório, cirurgia e pós-operatório), é primordial para garantir o sucesso por completo do transplante capilar.
O doutor afirma que uma boa relação médico paciente associada ao conforto e segurança, durante e após o procedimento, influenciam diretamente no resultado. Por isso, o doutor, João Pedro, junto com sua equipe, realizam a cirurgia em um centro cirúrgico 100% equipado em seu Day Hospital, durante a qual o paciente permanece sedado em todo o procedimento, permitindo que o mesmo possa dormir despreocupado, sabendo que acordará sem intercorrências e já com seus novos cabelos.
Após a cirurgia, o paciente dorme no quarto nas dependências do hospital, onde ele contará com todo conforto e com a assistência de uma enfermeira especializada para auxiliá-lo na primeira noite após o procedimento. No dia seguinte, a enfermeira realiza a higienização do couro cabeludo e ele recebe alta hospitalar com o contato de toda equipe para receber orientações diárias e sanar qualquer dúvida que possa surgir com o doutor e sua equipe.
Portanto, o paciente precisa receber um atendimento premium, sentir-se acolhido por uma equipe humanizada, seguro sobre a alta qualificação e tecnologia dos profissionais e das técnicas que serão aplicadas, tranquilidade em todo o processo e, claro, confiante de que o resultado do transplante será devidamente conquistado.