Você vê “Moscas Volantes”? Flashes? O que são? O que fazer?
Às vezes você pode ver pequenas manchas ou nuvens que se movem em seu campo de visão. Este fenômeno é chamado de “moscas volantes”. Muitas vezes você pode vê-los quando se olha para um fundo liso, como uma parede branca ou um céu azul. As moscas volantes são minúsculos aglomerados de células ou material em um gel que preenche o interior do olho chamado vítreo.
Embora estes objetos pareçam estar na frente do olho, eles estão realmente flutuando dentro dele. O que você vê são as sombras que estes minúsculos aglomerados de células deixam na retina (camada de células que reveste a parte de trás do olho que percebe a luz e permite que você veja). As moscas volantes podem aparecer em diferentes formas, tais como pequenos pontos, círculos, linhas, nuvens ou teias de aranha.
Quando o gel vítreo puxa a retina, você poderá ver luzes piscando ou faixas de raios chamados de flashes. Estes flashes de luz podem aparecer de vez em quando, ou por várias semanas ou meses. À medida que envelhecemos, é mais comum vermos estas moscas volantes e flashes, pois ocorrem mudanças no vítreo com a idade. Quando as pessoas atingem a meia-idade, o gel vítreo pode começar a encolher, causando o descolamento vítreo posterior, formando aglomerados ou filamentos dentro do olho, sendo esta a causa comum de moscas volantes.
O descolamento posterior do vítreo é mais comum em pessoas que:
• são míopes;
• tenham sido submetidos a operações de catarata;
• submetidos YAG laser após cirurgia de catarata;
• tiveram inflamação ou infecção no interior do olho;
• ou lesão no olho por qualquer natureza.
Você deve consultar o seu oftalmologista o mais rápido possível, se você de repente vê um aumento no tamanho e no número de moscas volantes, e / ou de repente você vê flashes de luz pois pode ter havido alguma alteração na retina (buracos ou rasgos na retina) sendo sempre um problema sério, uma vez que pode levar ao descolamento da retina. Os únicos tratamentos para um descolamento de retina é um procedimento a laser ou cirurgia.
Algumas pessoas experimentam flashes de luz que aparecem como linhas irregulares ou “ ondas de calor “ em ambos os olhos, muitas vezes com duração de 10 a 20 minutos. Estes não são flashes causados por alguma alteração vítrea ou retiniana, em vez disso, estes tipos de flashes são normalmente causados por um espasmo dos vasos sanguíneos do cérebro, denominada uma enxaqueca, principalmente se for acompanhada de dor de cabeça. Neste caso, os flashes de luz são chamados de enxaqueca oftálmica.
Na maioria das vezes, a moscas volantes são inofensivas e desaparecem com o tempo ou se tornam imperceptíveis, sem necessidade de tratamento. A cirurgia para remover moscas volantes quase nunca é necessária. De qualquer forma, o oftalmologista deverá sempre examinar seus olhos, onde qual irá observar atentamente todas as áreas do seu olho, incluindo a retina e vítreo, mesmo que você teve moscas volantes durante anos, especialmente se esses sintomas são acompanhados por qualquer alteração na sua visão.