Você sabia que o Infarto é mais fatal em Mulheres do que em Homens?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo, o equivalente a cerca de 8,5 milhões de óbitos por ano, sendo mais de 23 mil por dia.
Muitos sabem que o infarto é caracterizado por dores no peito e/ou no braço esquerdo, mas, para a maioria das mulheres, muitas vezes, não se dão conta de que pode estar infartando, pois conseguem suportar a dor por mais tempo e acabam demorando muito para procurar ajuda.
O infarto pode se manifestar através de sintomas mais leves nas mulheres, como, enjoo e mal-estar geral, sensação de falta de ar, desconforto na garganta, dor ou desconforto no queixo e batimentos cardíacos irregulares.
Alguns fatores podem aumentar as chances de uma mulher sofrer infarto, por isso, fique atenta para a hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, tabagismo e histórico familiar, nos quais colocam o público feminino em risco. Por outro lado, se você possui fatores de risco, é indicado fazer acompanhamento com o cardiologista a partir da idade adulta, ou seja, 18 anos.
Em caso de sintomas de infarto, é importante manter a pessoa, se possível, em um local arejado, afrouxar as roupas e os sapatos e procurar auxílio médico o mais rápido possível.
A falta de informação sobre o assunto é uma das maiores responsáveis pelos óbitos do sexo feminino.
Mantenha seu check-up em dia. Prevenir é o melhor caminho!