Você sabe o que é a síndrome do túnel do carpo?
É uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano, localizado no canal do carpo - estrutura que se localiza entre a mão e o antebraço. Geralmente, ocasionada por lesões de esforço repetitivo.
Existem, também, as causas traumáticas - quedas e fraturas; inflamatórias - artrite reumatoide; hormonais; e medicamentosas.
É caracterizada, principalmente, pela dormência e formigamento da área de enervação do nervo mediano - manifestada no período noturno. A evolução da neuropatia, dificulta a execução de tarefas de precisão.
Os fatores de maior risco para o desenvolvimento de síndrome do túnel do carpo são: obesidade, hipotireoidismo, diabetes Mellitus, gravidez, artrite reumatoide, lúpus, miosites, vasculites,
Os principais testes que auxiliam no diagnóstico são o de Phalen e o de Tinel.
Em alguns casos, será necessária a realização de eletroneuromiografia. Para o tratamento, deverá ser levado em consideração o nível de desenvolvimento da doença.
Deste modo, a abordagem pode ser tanto a imobilização do pulso associada ao uso de anti-inflamatórios até a intervenção cirúrgica.
Caso tenha sentido algum dos sintomas indicados, procure um especialista de sua confiança para realizar uma avaliação.