Você conhece as Potencialidades e Dificuldades de seu Filho?
Muitos pais relatam que conhecem seus filhos, pois são inteligentes e espertos e citam vários exemplos das peripécias dos pequenos. Porém algumas crianças falham em algumas atividades quando entram na escola e quando a professora solicita aos os pais para procurarem uma avaliação de um profissional, muitos ignoram ou relatam que nunca perceberam diferenças em seu filho.
A professora se queixa que a criança apresenta algumas dificuldades como parar sentada em atividades nas quais se esperam que ela faça isso, é desatenta ou aprende em um dia e no próximo não se lembra.
Os pais não percebem esses detalhes, pois no convívio familiar a criança é ativa e lembra-se de fatos que os pais pouco se recordam e são muito hábeis em manipular aparelhos eletrônicos.
Então o que é isso?
O fato é que a nossa memória é influenciada por questões emocionais e motivacionais e muitas crianças recordam facilmente de eventos que gostam ou que as surpreenderam, por outro lado apresentam dificuldade em aprender no ensino formal. Manipulam com destreza os aparelhos eletrônicos, mas apresentam dificuldade em manter a atenção nas atividades escolares.
Então vamos falar sobre algo que intriga os pais e deixam as professoras ansiosas. Porque algumas crianças saudáveis não aprendem ou apresentam dificuldade maior em determinadas áreas? A resposta é: muitos transtornos começam a se manifestar em tenra idade, porém são pouco investigados e consequentemente não tratados e evoluem prejudicando cada vez mais a qualidade de vida da criança e de seus familiares. Quando os pais resolvem buscar ajuda, a criança já sofreu diversos prejuízos cognitivos e emocionais.
Hoje existem profissionais que são habilitados a investigar as funções cognitivas das crianças de todas as idades. Inclusive das crianças em fase pré-escolar que é o tema desta matéria.
Essa fase é de extrema importância para o aprendizado futuro, pois antecede a aquisição da leitura, da escrita e da matemática. Quando as crianças não são estimuladas corretamente o resultado é apresentarem dificuldade quando iniciam a alfabetização, gerando frustração por parte da criança, dos pais e dos professores. Então conhecer as potencialidades e dificuldades das crianças pequenas é o primeiro passo para estimulá-la corretamente e favorecer o aprendizado futuro e o sucesso acadêmico.