Viagra Feminino
O FDA (Food and Drug Administration), agência norteamericana responsável pela regulação de novos medicamentos, autorizou a entrada no mercado da nova droga FLIBANSERIN a fim de tratar mulheres com redução do desejo sexual.
Esse medicamento estava sendo testado como antidepressivo e como efeito colateral descobriu-se um aumento na libido das pacientes. Vários testes clínicos foram realizados, sendo que na maioria deles o resultado satisfatório do uso da medicação foi semelhante ao placebo (pacientes que não usaram nada). Além disso, temos fatores negativos como os efeitos colaterais da droga (interação com álcool, sonolência, tonturas e náuseas) e o desconhecimento dos efeitos da tomada diária em longo prazo.
É indicado principalmente na fase pré-menopausa da mulher, quando começam os sintomas de insuficiência ovariana com diminuição da produção de estrógeno. Porém, a própria terapia de reposição hormonal pode proporcionar para a mulher na menopausa uma vida sexual tão satisfatória quanto a que ela tinha antes.
A resposta sexual feminina é complexa e envolve diferentes fatores. O problema da falta de desejo não é exclusivamente biológico. Claro que nos casos em que houver fator biológico envolvido, será de imensa valia o uso deste e de outros medicamentos para auxiliar no tratamento.
É imprescindível que a mulher esteja envolvida emocionalmente, física e mentalmente no ato sexual. O cansaço físico, o desgaste do relacionamento e uso de alguns medicamentos são algumas causas que levam ao desejo sexual hipoativo.
É uma ilusão acreditar que uma única pílula seja capaz de aumentar o desejo sexual da mulher!