Tumores de Tireoide
A glândula tireoide tem um enorme potencial para desenvolver tumores, durante a vida toda do paciente. Notadamente nos últimos anos temos observado um aumento na frequência desses casos em consultório inclusive em idades mais precoces como o público adolescente e até mesmo infantil.
Talvez o acesso a meios diagnósticos hoje seja mais fácil, por isso o diagnóstico é mais frequente e rápido. Tanto só ginecologistas em exames de rotina nas mulheres, os endocrinologistas em ajustes hormonais, cardiologistas em check up, solicitam um ultrassom cervical e os nódulos na tireoide são achados e necessitam ser investigados.
Basicamente se investiga primeiro com o ultrassom de qualidade, ele vai dizer se o nódulo precisa ou não ser puncionado. A partir dai entra o cirurgião que vai decidir ou não pela cirurgia. Tumores de tireoide podem ser como em qualquer segmento do corpo humano benignos ou malignos..
A boa noticia é que mesmo os malignos tem bom prognóstico, ou seja, ninguém hoje mais morre de tumores na tireoide, mas eles devem ser abordados sempre em tempo hábil, se forem malignos com ressecção total da glândula e se forem benignos pelo seu crescimento que será sempre gradativo. Então uma cirurgia no tempo correto evita cortes maiores, cicatrizes inadequadas e uma cosmética mais adequada ao paciente.
Riscos também são minimizados com tumores operados em tamanhos menores, riscos de lesões as estruturas vizinhas á glândula como nervo da voz, artéria carótida, traqueia, etc.
Como saber se meu nódulo de tireoide é bom ou ruim? Trocando em miúdos, essa é a nossa preocupação, colocar o paciente no grupo adequado e prover tratamento rápido com segurança.
Usam-se hoje equipamentos mais sofisticados para realizar essa cirurgia, como “monitor de nervo vago” para que as sequelas de alteração da voz no pós-cirúrgico sejam minimizadas. Outra ferramenta importante é o uso da “tesoura de ultrassom”, ela economiza tempo de anestesia, diminui chances de sangramentos, o paciente tem alta para o domicilio as vezes no mesmo dia da cirurgia. Hoje uma boa cirurgia de tireoide pode levar em média 50 minutos nos casos mais simples e até 2 horas nos casos mais difíceis.
Tecnologia, segurança e um cirurgião com experiência proporcionam um voo seguro ao seu destino, com bom ou mal tempo. Como na aviação tudo deve ser calculado com detalhes e refinamento, para excelentes resultados sempre.