Tudo sobre a primeira consulta Ginecológica
A passagem da infância para a adolescência geralmente carrega muitas dúvidas e conflitos internos nas meninas. Entre tantos conflitos, a primeira consulta ao ginecologista é um deles. Muitas adolescentes por medo, timidez ou falta de informação acabam adiando esse momento, o que é muito ruim para a iniciação no período reprodutivo.
A IDADE IDEAL para começar a consulta é entre os 11 e 15 anos, assim que iniciar a primeira menstruação (menarca). O ideal é que seja um profissional que deixe a adolescente segura e confiante para falar. Em geral, ela se sente mais à vontade com ginecologista jovem e do sexo feminino.
Nesse primeiro encontro, a consulta é bem informal. O profissional geralmente, vai perguntar sobre a infância, os hábitos, ciclo menstrual, doenças na família, doenças crônicas em tratamento e cirurgias realizadas. Caso a mesma já tenha iniciado sua vida sexual ou esteja próximo de isso acontecer, sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce são temas também abordados.
Não é necessário examinar a paciente na primeira consulta, normalmente deixamos esse momento para ela tirar suas dúvidas e sentir-se confiante com o ginecologista. Caso tenha alguma queixa e deseje, poderá ser examinada. Se não tiver iniciado a vida sexual, somente palpação de seios, abdômen e visualização da genitália externa serão realizados. Caso já tenha vida sexual ativa, o exame ginecológico poderá ser realizado, com colheita de Papanicolaou e visualização do canal da vagina e colo do útero.
A consulta é SIGILOSA e a adolescente deve ter a segurança de que a conversa NÃO será relatada aos seus pais ou responsáveis, a não ser em casos que ela relate abuso sexual ou seja feito um diagnóstico de alguma doença que coloque sua vida em risco. Por isso, pais, POR FAVOR, NÃO INSISTAM nesse quesito com o médico da sua filha.
Outra situação bastante comum é a presença da mãe/pai na consulta. Se a adolescente desejar que seja feito dessa forma, sem problemas, mas o ideal é que a conversa seja somente entre o ginecologista e ela. Muitas vezes assuntos importantes e informações primordiais serão omitidos na presença dos pais. Converse com sua filha antes da consulta e saiba o que ela deseja, NÃO seja invasivo com sua intimidade!
A SAÚDE DA MULHER começa na adolescência e uma orientação bem feita pode evitar muitos problemas futuramente. Consulte um bom profissional e CUIDE-SE!