Tratamento de varizes a Laser
A cirurgia de varizes a laser é uma técnica moderna e minimamente invasiva onde não são necessários cortes, mas apenas uma punção ou uma pequena incisão na pele. Não há necessidade de permanecer internada no hospital (com exceção de alguns casos).
Atualmente, os procedimentos mais práticos e eficientes para tratar as varizes utilizam o laser para eliminá-las, com eficácia significativa.
Para o tratamento das varizes com laser temos duas tecnologias disponíveis: o laser transdérmico e o laser endovenoso, cada uma com a sua indicação específica, com a escolha feita para cada caso individual a depender da forma como a doença se apresenta.
O objetivo do uso do laser transdérmico para varizes é baseado no princípio de geração de calor quando este interage com o tecido biológico, no caso as veias doentes. Cada estrutura do corpo absorve a luz em uma intensidade diferente, e dessa forma, o calor gerado no alvo depende do laser utilizado (comprimento de onda em nanômetros) e de qual é a estrutura que queremos que absorva a luz e seja submetida à geração de calor.
O laser transdérmico é mais indicado e obtém os melhores resultados no tratamento de telangiectasias e varizes de pequeno calibre. No caso das varizes calibrosas, o aquecimento e a contração gerada pela ação do laser aplicado sobre a pele não é o suficiente para tirá-las de circulação. Para esses casos de varizes mais calibrosas ou mesmo o tratamento da veia safena, temos como opção o laser endovenoso.
O tratamento com laser transdérmico é feito no próprio consultório, não requer internação e nem repouso após. Pode ser realizado em associação com as injeções de escleroterapia ou sozinho, dependo do vaso a ser tratado.
Apresentando-se como uma alternativa à cirurgia convencional, o tratamento das varizes com laser tem como principais vantagens a rapidez na recuperação, menor exposição à dor, menos possibilidade de complicações pós-operatórias, além de mínima agressão a quem se submete.
Assim, esses tratamentos são indicados a quem apresenta os sintomas típicos das complicações das varizes, mesmo após terem se submetido a tratamento clínico. A pessoa será direcionada para o procedimento pelo especialista, após exame clínico e de imagem, verificando todas as possibilidades e condições disponíveis. Porém existem contraindicações que será esclarecida pela seu médico Cirurgião Vascular. Pacientes gestantes e pessoas que passaram por problemas de trombose venosa recentemente são umas das contraindicações a este tipo de tratamento.
Lembrando novamente que esses procedimentos devem ser realizados por um Cirurgião Vascular que tenha treinamento para realizar os procedimentos e operar os aparelhos de emissão de laser. Assim, a chance do tratamento dar certo, com o mínimo de complicações, é muito maior.