Tratamento de Câncer de Cólon
O câncer de cólon abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no final do intestino (reto) e no ânus. Também é conhecido como câncer colorretal ou de intestino. É tratável e tem cura na maioria dos casos, quando diagnosticado precocemente.
Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 36.360 novos casos de câncer de cólon, sendo 17.380 em homens e 18.980 em mulheres.
Adotar hábitos saudáveis é a melhor forma para a prevenção para o câncer de intestino. A recomendação é a ingestão de frutas e verduras. Optar por cereais integrais e alimentos que contém fibra, pois protegem o intestino, facilitam a evacuação, aceleram o trânsito intestinal e reduzem o tempo de contato das substâncias que levam a formação de câncer com a parede do intestino. E para manter o bom funcionamento do organismo, a prática de exercício físico.
Os sintomas associados ao câncer do intestino são: dor ou desconforto abdominal; sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre); fraqueza e anemia; alteração na forma das fezes e perda de peso sem causa aparente. Em casos desses sinais, o médico deverá ser consultado para diagnóstico correto e tratamento específico.
A detecção do câncer em fase inicial possibilita maior chance de tratamento e pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Considerado um teste de triagem, o exame de sangue oculto pode ser prescrito para verificar se tem algo errado no interior do intestino. Em caso positivo do exame de sangue oculto obrigatoriamente o paciente tem que fazer a colonoscopia para análise mais detalhada do sangramento no interior do intestino.
O diagnostico é feito por meio de colonoscopia e biópsia da lesão. O exame de colonoscopia é indicado para pessoas que apresentam sintomas e também para pacientes assintomáticos, no caso de pessoas com 45 anos com história na família de neoplasia intestinal e a partir dos 50 anos.
O câncer de intestino é uma doença tratável e com bons índices de cura. Inicialmente, a cirurgia é o tratamento indicada para retirar a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos, pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo, dentro do abdome. O tratamento também inclui a radioterapia, associada ou não à quimioterapia para reduzir a possibilidade de retorno do tumor. O tratamento é individualizado, pois depende do tamanho, localização e extensão do tumor.