Toxina Botulínica: uma nova fronteira na Odontologia
Atualmente, nos deparamos com inúmeras pesquisas e tendências em todas as áreas médicas e odontológicas, porém poucos são os momentos onde vemos fronteiras sendo rompidas e novos horizontes criados. Esse é o caso da Toxina botulínica, o famoso BOTOX®, que é uma das inúmeras marcas existentes desse produto.
A toxina botulínica, já muito usada e estudada na área estética, chega agora a área odontológica com tantos usos que, provavelmente, em pouco tempo, poderemos ter uma nova área de especialização. Esse componente extraído de uma bactéria tem o potencial de reduzir as sinapses entre os neurônios e os músculos aos quais estes estão ligados. Mas, o que isso significa? Significa que o músculo tem seu potencial de contração diminuído temporariamente, por isso é usado em rugas e marcas de expressão.
Mas, já há algum tempo, pesquisadores encontraram usos para a toxina botulínica que vão além da área estética e passam a ter um caráter funcional no uso odontológico. Nessa área, a toxina pode ser usada para correção e harmonização do sorriso, preenchimento de gengiva (quando associada ao ácido hialurônico), redução do bruxismo e apertamento dos dentes, melhora do fluxo de ar nas vias aéreas (melhorando ronco e apneia), compensação muscular para tratamentos ortodônticos mais rápidos, dentre muitos outros usos.
Vemos, hoje, um avanço rápido das técnicas e usos para diversos medicamentos e tratamentos, cabendo a nós profissionais mostrar e oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes. Que esse futuro possa melhorar nossas vidas e reduzir os desconfortos que tanto nos afligem.