Tosse aguda: é sempre necessário uso de antibiótico?
Tosse aguda é um sintoma muito comum que leva frequentemente o paciente a procurar o médico. Define-se como tosse aguda, aquela iniciada em um período inferior a quatro semanas.
A primeira coisa a ser explicada aqui é que tosse constitui um sintoma e não uma doença em si. Quando se tem tosse, ela é secundária a algum processo que está acometendo e causando esse sintoma e que deve, evidentemente, ser avaliado para que o tratamento seja eficaz e correto.
Quando falamos em tosse aguda, esse sintoma pode estar associado a diversas condições clínicas tais como rinite alérgica, faringite aguda irritativa, viral ou bacteriana, amigdalite viral ou bacteriana, laringotraqueítes virais ou bacterianas, crise de asma/bronquite aguda, pneumonia viral ou bacteriana.
Além disso, outras condições clínicas não respiratórias como problemas cardiológicos, gástricos e até uso de medicamentos podem levar ao sintoma de tosse, com evolução aguda.
Olhando para as principais causas, nota- se que existem causas não infecciosas e mesmo entre as infecciosas, existem aquelas que são causadas por vírus e outros microorganismos. Logo, a resposta à questão colocada no título é NÃO! Nem sempre o antibiótico deve ser usado e seu uso indiscriminado e inadequado pode causar problemas.
Os antibióticos são as drogas de escolha e devem sempre fazer parte do tratamento de infecções causadas unicamente por bactérias como pneumonias, sinusites e outras infecções de vias aéreas de origem bacteriana. São medicamentos importantíssimos para o tratamento de bactérias causadoras de doenças respiratórias, mas não devem ser utilizados quando a etiologia for viral, alérgica ou de outra causa, levando à tosse aguda. Infelizmente, o que temos visto na prática clínica é o uso abusivo de antibióticos feitos de maneira desnecessária, especialmente por pacientes que se auto medicam sem orientações. Essa prática não somente é ineficaz, mas também pode ser prejudicial uma vez que as medicações podem levar até a efeitos adversos graves. É de fundamental importância para o médico, através do exame clínico e de exames complementares, como Raio X de tórax, Raio X de seios da face, exames laboratoriais, quando indicados, que se possa definir a etiologia da tosse aguda e a trate da maneira adequada.
Repito, antibióticos são drogas muito importantes, mas jamais devem ser utilizados inadvertidamente, sem orientação médica de um especialista na área. A automedicação com antibióticos jamais deve ser feita.