Tosse: Um sinal que algo pode estar errado
Tosse é um sintoma muito comum e está presente em uma variedade de doenças pulmonares e extrapulmonares, sendo uma das principais causas de procura por atendimento médico.
Este sintoma pode ocasionar impacto social negativo, constrangimento público e ser um dos principais motivos de noites mal dormidas, promovendo grande absenteísmo ao trabalho e escolar, além de gerar custo elevado com exames e medicamentos. É o principal mecanismo de defesa das vias aéreas (nariz, garganta, traquéia e pulmões), impedindo a entrada de substâncias indesejadas nesses locais, além de auxiliar na eliminação de secreções.
A tosse pode ser classificada de acordo com sua duração:
Aguda
Presença do sintoma por até três semanas, tendo como principais causas: infecção de vias aéreas superiores (ex. resfriado comum e sinusites agudas) e vias aéreas inferiores (ex. traqueobronquites agudas e pneumonias);
Subaguda
Persistente por período de três a oito semanas , sendo uma das causas mais comuns a tosse pós-infecciosa, ou seja, pacientes que tiveram infecção respiratória recente e não foram identificadas outras causas para tal sintoma;
Crônica
Duração maior que oito semanas. Há um grande número de doenças que podem estar associadas a esse tipo de tosse, dentre elas, Doenças Pulmonares Crônicas (DPOC e ASMA ), rinossinusites , câncer de pulmão e doença do refluxo gastresofágico.
O tratamento da tosse inicia com um diagnóstico adequado, bem como o tratamento das doenças associadas, afinal este sintoma pode estar relacionado a doenças graves que, quando diagnosticadas precocemente, podem ter possibilidade de cura. Existem alguns exames que deverão ser solicitados se a resposta ao tratamento inicial não for adequada, podendo incluir: Radiografia e Tomografia Computadorizada de Tórax e Prova de Função Pulmonar (Espirometria) para investigação de doença pulmonar; Tomografia Computadorizada de Seios da Face para descartar sinusopatias, Phmetria para investigação de Doença do Refluxo , dentre tantos outros. É de suma importância, quando iniciar um quadro de tosse, buscar por uma avaliação médica especializada para a realização de um exame clínico detalhado e uma intervenção terapêutica direcionada para a suspeita clínica, minimizando o sofrimento de muitos pacientes e oferecendo uma melhora na qualidade de vida.