Tireoide e sua Importância
A tireoide é uma glândula localizada na região cervical (pescoço) responsável pela produção dos hormônios tiroidianos (T3 e T4). Esses hormônios são responsáveis e essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Atuam na manutenção do metabolismo, crescimento, desenvolvimento, disposição e bem-estar do paciente. Há várias doenças que podem acometer essa glândula, por isso é muito importante a realização de avaliação periódica com o endocrinologista.
Hipotiroidismo
É a falta do hormônio tiroidiano no organismo. Ele tem várias causas (a mais comum é a Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune), e conforme sua etiologia, é realizado o tratamento. Os principais sintomas do hipotireoidismo são: ganho de peso, inchaço, sonolência, indisposição, pele seca, unhas quebradiças, constipação e falta de ar.
Hipertiroidismo
É o excesso de hormônio tiroidiano no organismo. Também tem várias etiologias (a mais prevalente é a Doença de Graves) e, conforme a causa, se faz o tratamento adequado. Seus principais sintomas são: aumento da frequência cardíaca, agitação, sudorese, tremores de extremidades, perda de peso, irritabilidade, pele quente, úmida e oleosa e no caso específico da Doença de Graves, a exoftalmia, que é a projeção do globo ocular para fora de sua órbita.
Nódulos Tiroideanos e Câncer de Tireoide
Normalmente, são assintomáticos com dosagens hormonais dentro da normalidade (T3 e T4l nls). Podem ser identificados através de ultrassom e, quando há suspeita de malignidade, utilizamos a punção com agulha fina com colheita de material do nódulo para análise anatomopatológica. São cada vez mais prevalentes na população em geral, por isso a importância de se fazer diagnóstico precoce.
Enfim, a tireoide regula todo o organismo e pode ser acometida de muitas patologias. Por isso, faz-se necessário uma avaliação detalhada com especialista, pois o diagnóstico correto e precoce faz toda a diferença na qualidade de vida do paciente.