Tipos de deficiência auditiva e possíveis tratamentos
Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Entre várias deficiências auditivas existentes, há as que podem ser classificadas como condutivas, neurossensorial, mista e neurossensorial profunda unilateral. Seja congênita, súbita ou progressiva ao longo do tempo, a perda auditiva pode deixar você isolado e separado dos amigos e da família. Muitas pessoas podem tratar sua perda auditiva com aparelhos auditivos tradicionais, porém alguns graus de perda de audição exigem tratamentos mais avançados. O guia a seguir pode ajudálo a determinar qual o tratamento ideal para você.
Perda auditiva condutiva O problema: As estruturas do ouvido externo ou médio como membrana timpânica e/ou os três ossos do ouvido médio não funcionam corretamente.
Possíveis causas: condições associadas com problemas de ouvido médio ou otosclerose, lesões que causam danos aos ossos do ouvido médio ou malformações congênitas.
Sintomas: Pode ter perda auditiva leve a moderadamente severa. A voz pode parecer mais suave, sua voz pode soar mais alta (como se você estivesse com os ouvidos tampados).
Opções de tratamento: muitas vezes, é tratada com intervenção cirúrgica. Dependendo do grau da perda auditiva pode ser tratada com aparelhos auditivos.
Perda auditiva neurossensorial O problema: As estruturas do ouvido interno (cóclea ou nervo auditivo) não funcionam corretamente. Possíveis causas: Hereditariedade / genética, perda auditiva induzida pelo ruído e lesões na cabeça . Certos remédios causam danos às células ciliadas (células ciliadas do ouvido interno). Doenças (sarampo, caxumba, meningite, meniere). Processo de envelhecimento. Congênitas. Tumores no nervo auditivo.
Sintomas: Você pode ter uma perda auditiva leve a profunda. Os sons não são apenas mais suaves, mas podem parecer abafados ou distorcidos, tornando difícil separar um som do outro (como conversas em um ambiente ruidoso).
Opções de tratamento: Dependendo do grau da perda auditiva, na maioria das vezes ela pode ser tratada com um aparelho auditivo. A perda auditiva neurossensorial severa profunda pode ser tratada com um sistema de implante cóclear. No caso de perda auditiva neurossensorial profunda em apenas um ouvido, chamada de surdez unilateral, o tratamento pode ser feito com aparelhos de amplificação sonoro vibráteis.
Perda auditiva mista O problema: Combinação de perda auditiva e neurossensorial condutiva e neurossensorial. Uma combinação de transtornos na orelha externa ou média e danos nas estruturas do ouvido interno (cóclea) ou nervo.
Sintomas: Os sons podem ter volumes mais baixos e/ou serem mais difíceis de entender (distorcidos). Pode ter grau de perda auditiva de leve a profunda.
Opções de tratamento: Dependendo do grau da perda auditiva, pode ser tratada com aparelhos auditivos.
Perda auditiva neurossensorial profunda unilateral O problema: Quando a perda auditiva neurossensorial de grau profundo (audição mínima ou nula) acomete apenas uma orelha, (a outra tem audição normal) a condição é chamada de SSD ou surdez unilateral.
Possíveis causas: Doenças, Surdez súbita (perda auditiva de causa desconhecida e rápida). Congênitas, tumores no nervo auditivo. Lesão na cabeça.
Sintomas: Dificuldades de compreensão das conversas vindas do lado surdo, especialmente em um ambiente ruidoso. Perda auditiva profunda / surdez unilateral. Incapacidade de localizar de onde o som está vindo.
Opções de tratamento: Dependendo do grau a perda auditiva pode ser tratada com aparelhos auditivos, BI CROS ou CROS ou com aparelhos de amplificação sonoro vibráteis.