Tecnologia 3D é aliada da cirurgia plástica
Programa de computador pode ajudar na hora de fazer uma cirurgia plástica. Tecnologia mostra corpo em 3D e ainda veste pacientes.
Para quem vai passar por uma cirurgia plástica, um dos maiores desejos é saber como ficará o corpo após o procedimento. Muitos pacientes ficam na frente do espelho imaginando como seria uma determinada parte do corpo se tirassem uma gordurinha aqui ou colocasse um silicone ali. Seja homem ou mulher, todos querem conferir o quanto antes o resultado de uma cirurgia plástica.
Para isso, foi desenvolvido um novo programa que pode tornar esse desejo mais possível, principalmente para quem vai colocar silicone. Mas, a tecnologia não deve ser usada como substituta a orientação médica e sempre deve ser acompanhada por especialistas.
O software registra fotos do próprio paciente e, utilizando essas imagens, constrói uma figura em três dimensões do seu corpo. O programa reconstrói o corpo da paciente em 3D, de dentro para fora, usando efeitos volumétricos, que integram as propriedades do músculo, pele, gordura e as partes glandulares do corpo. Por meio do programa, o médico pode realizar diversas intervenções nesta imagem tridimencional gerada pelo software, como aumentar as mamas e até simular o uso de várias peças de roupa. Ao final é apresentada ao paciente uma projeção de como poderá ficar seu corpo após a cirurgia.
“Porém, é muito importante ressaltar, que esse método não é garantia de que o resultado ficará exatamente igual ao que a tela do computador mostra. A cirurgia plástica, assim como todos os procedimentos cirúrgicos, está sujeita a vários fatores que podem influenciar no resultado final. Este programa de computador com tecnologia 3D auxilia bastante, mas deve ser encarado apenas como uma ferramenta de ajuda”, explica o cirurgião plástico Rodrigo Antoniassi.
O software é utilizado, principalmente, para a cirurgia de prótese de silicone de mamas. Ele ajusta o tamanho que a mama da paciente poderá ficar e também mostra, usando ainda aquela imagem tridimencional do próprio corpo da paciente, como ela ficaria usando as mais variadas peças de roupas, como blusas e até mesmo biquínis.
O programa também é um grande aliado na troca de opiniões do pré-operatório. O software é importante, por exemplo, para demonstrar ao paciente como próteses exageradas podem ter um resultado estético não satisfatório, ficando até mesmo desproporcional ao corpo. É importante destacar a necessidade de se procurar sempre um profissional qualificado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É imprescindível que quem norteie a discussão sobre a cirurgia plástica seja sempre o médico especializado. O programa pode auxiliar, mas a opinião e condução de um cirurgião plástico são essenciais para o sucesso do procedimento.