TRATAMENTOS PERSONALIZADOS PARA VARIZES:
PLANOS DE TRATAMENTO BASEADOS NAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS
A insuficiência venosa crônica (varizes) nas suas diversas manifestações, acomete grande parte da população brasileira, com uma prevalência de até 60% em algumas regiões.
A avaliação médica especializada permite o diagnóstico precoce, facilitando o tratamento e diminuindo as chances de complicações como flebites, tromboses, manchas na pele e ulcerações.
Um diagnóstico completo e detalhado através de exame clínico bem realizado e amparado por infravermelho (realidade aumentada) e ultrassonografia com Doppler permite a personalização de tratamentos. Assim, estabelecendo as melhores opções terapêuticas em cada situação, torna-se mais fácil e agradável pensar em saúde, estética e qualidade de vida.
Quando personalizamos um tratamento, algumas situações devem sempre ser consideradas como o objetivo de cada indivíduo e sua disponibilidade para o tratamento. Hábitos de vida tem que ser considerados e algumas vezes ajustados para garantir o sucesso não somente imediato, mas principalmente ao longo da vida.
Não existe tratamento de varizes sem objetivo estético, pois afinal todos merecem ter pernas bonitas e saudáveis. Todo tratamento deverá levar em consideração aspectos relativos aos tipos de vasos, tipos de pele, doenças correlacionadas, medicamentos em uso e estilo de vida.
O tratamento dos “vasinhos” jamais deverá ser banalizado, pois geralmente é a primeira manifestação de algo maior ainda não visualizado (varizes). Assim, muitas vezes necessitamos de associação de métodos para garantir o melhor tratamento funcional e estético, resolvendo primeiramente as varizes nutridoras e no mesmo ato, os vasinhos ocasionados pelos refluxos destas. Os métodos ambulatoriais são muitos bons quando adequadamente indicados e na maioria das vezes são utilizados em conjunto, como o laser transdérmico e as escleroterapias, seja na forma líquida ou espuma densa.
A evolução da cirurgia de varizes com uso de endolaser para tratamento das safenas melhorou muito a recuperação no período pós operatório, não necessitando de repouso e afastamento de suas atividades e praticamente sem dores.
Portanto, através de uma adequada avaliação vascular e baseados nos objetivos de cada indivíduo, conseguimos planejar os tratamentos de maneira sincera e tratar as varizes corretamente garantindo resultados extraordinários e duradouros.