TDAH no adulto
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que tem como características três sintomas principais: desatenção, impulsividade e hiperatividade.
Apesar do TDAH ter sido descrito há mais de 1 século, começou a ser melhor estudado a partir da década de 60 e, até pouco tempo atrás, acreditava-se que era uma condição exclusiva da infância. A maioria das pessoas, quando fala em TDAH, lembra somente de jovens e crianças, esquecendo de que adultos também podem ter o transtorno. Os estudos mostram que cerca de dois terços das crianças com TDAH seguem com os sintomas na vida adulta e que 4,4% dos adultos, em todo o mundo, têm esta condição.
Os sintomas nos adultos se manifestam de forma diferente que nas crianças. Frequentemente observamos dificuldades em cumprir prazos, iniciar as atividades, atrasos em reuniões e outros compromissos, mudança frequente de emprego, instabilidade nos relacionamentos amorosos, maior chance de se envolver com abuso de substâncias, acidentes de trânsito, dentre muitas outras situações que podem causar prejuízos importantes na vida do indivíduo.
O tratamento, da mesma forma que nas crianças, pode incluir o uso de medicações que, quando bem indicadas, trazem benefícios significativos na vida do paciente. O acompanhamento psicológico com terapia cognitivo-comportamental é fundamental, principalmente naqueles que não foram diagnosticados na infância.
A avaliação com Neurologista é indispensável para o diagnóstico correto e tratamento adequado, assim como o seguimento do paciente.