Suplementação de Colágeno e Envelhecimento
Com o avanço da idade e o passar dos anos, apresentamos diversas alterações que promovem o envelhecimento da pele, entre elas está a menor capacidade do nosso corpo em produzir colágeno, tornando-a mais fina e com menos elasticidade. Embora seja o componente mais abundante na derme, não encontramos colágeno apenas neste local já que a demanda por esta proteína em nosso organismo ocorre em praticamente todo o corpo.
Além disso, outros fatores considerados extrínsecos podem interferir no processo de envelhecimento cutâneo, como a depleção de vitaminas antioxidantes tais como, por exemplo, as vitaminas A, C e E, entre outras substâncias que reduzem as lesões causadas pelos radicais livres como catequinas, flavonoides e isoflavonas.
A suplementação visando retardar os efeitos deletérios que ocorrem com o passar do tempo devem ser sempre realizados sob a supervisão de um profissional habilitado, uma vez que não basta comprar qualquer colágeno que esteja disponível nas gôndolas das farmácias e supermercados. Existem, pelo menos, 17 tipos de colágenos que compõe e realizam funções estruturais em nosso corpo, além de que a forma como este se encontra disponível para consumo influencia na sua absorção e finalidade para a qual a estamos ingerindo. Também é importante se atentar à quantidade necessária para tal finalidade, pois é frequente o uso de forma insuficiente quando realizado sem acompanhamento nutrológico adequado.
Outros avanços recentes são os procedimentos estéticos que visam o aumento da produção endógena de colágeno, entre eles podem ser citados o IPCA (indução percutânea de colágeno por agulhas) também conhecido como microagulhamento, radiofrequência, bioestimuladores de colágeno (Sculptra®, Ellansé® e Radiesse®) e o ultrassom macro e microfocado. Todos esses procedimentos atuam de forma a realizar uma reação inflamatória em diversas camadas dos tecidos que compõe a pele, estimulando o processo de reparação que inclui o recrutamento de fibroblastos – células responsáveis pela produção do colágeno.