Sua Carreira como Cirurgião Cardiovascular
Apesar de ser um médico jovem, o Dr. possui um excelente currículo. Gostaria que o Dr. contasse um pouco da sua trajetória até chegar a ser um Cirurgião Cardiovascular.
No período de 1996 a 2001, estudei medicina na Faculdade de Medicina da PUC-Campinas. De 2002 a 2004, fiz minha primeira residência médica, em Cirurgia Geral, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Paulo. Na sequência, de 2005 a 2008, fiz minha segunda residência médica, em Cirurgia Cardiovascular, na Escola Paulista de Medicina. Durante a residência de Cirurgia Cardiovascular, desenvolvi duas teses - doutorado e pós-doutorado, a primeira versando sobre aneurismas de aorta e a segunda versando sobre uma nova técnica de circulação extracorpórea. Ambas as teses foram publicadas em revistas internacionais e, até o presente momento, já tive oportunidade de fazer várias palestras nacionais e internacionais sobre tais assuntos. No período de 2008-2009, fiz um curso de especialização nos EUA, com foco em cirurgia cardiovascular de adultos e crianças. Estagiei em hospitais renomados como Children Hospital da Harvard Medical School e Cleveland Clinic. Neste período nos EUA, escrevi meu primeiro livro sobre uma nova técnica de circulação extracorpórea e, voltando ao Brasil, organizei meu segundo livro, este discutindo um aspecto essencial que é a resposta inflamatória em cardiologia e cirurgia cardiovascular. Ambos livros foram escritos em inglês e publicados pela editora inglesa Springer. Voltando ao Brasil, mantive minhas atividades em consultório e cirurgia, mas passei também a estudar gestão de clínicas e hospitais e administração hospitalar. Fiz MBA nesta área de gestão de hospitais pela FGV-SP. Paralelo a tudo isso, fui indicado pelo INEP/MEC como avaliador de escolas médicas. Minha última conquista acadêmica foi o título de Professor Livre-Docente.
E quanto ao Curso de Medicina da Unilago de São Jose do Rio Preto, qual a sua trajetória como professor e coordenador?
Quando retornei dos EUA, finalizei o projeto pedagógico do Curso de Medicina da Unilago, em conjunto com um grupo muito competente de docentes. A estrutura física já estava constituída e diversos convênios formalizados visando a implantação do curso. Uma comissão de avaliadores esteve em Rio Preto, realizou meticulosamente a verificação de todos os pré-requisitos e tivemos a honra de receber nota máxima. Assim, em 2012, o curso de Medicina da Unilago foi aprovado e as aulas começaram em agosto daquele ano. Este curso atualmente está completando 3 anos, com sete turmas em andamento. Do ponto de vista metodológico, o curso de Medicina da Unilago prioriza uma formação integrada, com inserção precoce do acadêmico nos equipamentos públicos de saúde e agrega valores modernos como gestão, informática, língua inglesa, práticas médicas alternativas, heurística medica e módulos multidisciplinares. As áreas clássicas do curso de medicina estão mescladas com metodologias ativas de ensino como habilidades médicas, habilidades de comunicação e alguns laboratórios específicos. Tenho trabalhado bastante no âmbito de parcerias nacionais e internacionais e também no fomento de atividades de pesquisa e pós-graduação. Iniciaremos em agosto de 2015 a disciplina de Telemedicina e, para isso, estamos finalizando a formatação de um centro tecnológico com plataformas virtuais de ensino. O curso de Medicina da Unilago de São José do Rio Preto será a primeira escola médica privada do Brasil a contar com a disciplina de Telemedicina e centro tecnológico de plataformas virtuais.
Mas a Unilago tem uma história de 25 anos e mais de 40 cursos de graduação e mais de 25 cursos de pós-graduação - comente sobre isso.
A Unilago é fruto do empreendedorismo de meus pais, Edmo Gabriel e Maria Lucia Atique Gabriel. Eles são duas pessoas visionarias que, no final da década de 80 e início dos anos 90, em meio a expressiva crise econômica e política no pais, desenvolveram um projeto de uma nova instituição de ensino superior para Rio Preto e região. Os primeiros cursos foram Serviço Social e Publicidade. Daí em diante, houve ampliação e expansão dos cursos em todas as áreas do conhecimento, de tal forma que, nos dias atuais, a Unilago conta com cursos nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Muito importante também salientar que meus avós maternos, Dr Salim Atique e Yvette Gabriel Atique foram pioneiros na educação superior rio-pretense e pavimentaram esta solida história familiar no contexto da educação superior.
Em 2013 o Dr. ganhou o Prêmio Daher Cutait, com a publicação do Livro “Inflammatory Response in Cardiovascular Surgery”. Dr. Edmo qual é o principal foco deste livro recentemente premiado?
Tive a honra de ser agraciado com este prêmio que representa mérito profissional, acadêmico e científico. Este prêmio foi concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e, dentre os critérios de maior relevância, destacou-se este livro citado na questão. A temática acerca da resposta inflamatória parecia distante do cirurgião cardiovascular e, por meio deste livro, tive a oportunidade de demonstrar o contrário. A cirurgia não consiste apenas em aspectos técnicos macroscópicos sucesso de uma operação cardiovascular depende muito do correto manuseio dos aspectos inflamatórios e moleculares. Gostaria de ressaltar que esta publicação foi escrita por mim e por meu irmão, também médico, especialista em cirurgia vascular e renovascular, Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel.
Além de exercer a Cirurgia Cardiovascular em São Paulo e em São José do Rio Preto, o Dr. é Coordenador do Curso de Medicina na Unilago em São José do Rio Preto. Como consegue conciliar tantas agendas e ainda Coordenar o Curso de Medicina da Unilago com tanta dedicação e competência?
Há alguns anos, meu exercício médico-profissional ocorre em São Paulo e São José do Rio Preto. Em São Paulo, tenho consultórios em três diferentes localidades e opero em hospitais como Hospital do Coração, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein. Em São José do Rio Preto, também mantenho consultório e realizo cirurgias, em conjunto com minha atividade docente no Curso de Medicina da Unilago. Como professor, sou responsável pelas disciplinas de Noções de Gestão Médica e Heurística Médica, além de colaborar com temas de Técnica Operatória e Cardiologia. Também sou coordenador do Curso de Medicina da Unilago, função esta que requer muita ética, seriedade e respeito a professores e alunos. Para conciliar todas estas atividades, o primeiro pré-requisito e o planejamento e, o segundo, ter domínio do tempo. Procuro priorizar as atividades e trabalhar com metas e prazos. Mas faço questão de ressaltar que o apoio diretivo de meus pais e essencial na tomada de decisões e no planejamento estratégico.
Dr. Edmo escutamos diariamente que existe a falta de médicos no Brasil. O que Dr. pensa a respeito, uma vez que é um formador de profissionais na Área da Medicina?
Este é um tema polêmico, com muitos desmembramentos. De forma geral, existe e isto está bem comprovado uma distribuição irregular de profissionais médicos. Em virtude das condições estruturais e financeiras de trabalho, a maior concentração de médicos é observada em centros regionais mais desenvolvidos como Sul e Sudeste. Este desequilíbrio gera esta falta de médicos, mas eminentemente em áreas carentes. A questão central talvez esteja na escassez de políticas governamentais que fomentem a permanência dos médicos em centros mais carentes. Algumas propostas estão em curso como a consolidação de uma carreira médica devidamente remunerada e a reformulação da política nacional de tributos, visando maior alocação de verba para investimento em saúde nos centros regionais mais carentes. Os acadêmicos do Curso de Medicina da Unilago têm sido conscientizados pelos professores acerca desta realidade.
Dr. Edmo no final de 2015 estaremos chegando há mais uma bateria de vestibulares pelo Brasil. O que o Dr. pode nos dizer a respeito do Curso de Medicina da Unilago? O que os alunos que ingressarem nesta Instituição tão conceituada podem esperar do Curso de Medicina Unil