Sono Infantil
Atualmente as famílias buscam um pediatra que seja capaz de ajudá-los com tudo que envolve a primeira infância, principalmente quando o assunto é o sono das nossas crianças.
Ao longo dos anos pudemos compreender que o sono de um bebê sofre maturação com o crescimento e neurodesenvolvimento, e que somente por volta de 9 meses eles terão ciclos de sono mais prolongados. Lembrando que o sono de
uma criança se parece com o sono de um adulto por volta de 3 anos.
Portanto nós como pediatras precisamos acolher, orientar e ajudar estas famílias no processo de desenvolvimento do seu filho, e isto inclui conhecer e saber sobre sono.
No século passado os bebês eram treinados para dormir, e este treino envolvia choro controlado: momento que o bebê é colocado no berço para adormecer e mesmo com o choro acontecendo este bebê não era acolhido e sim assistido.
Hoje, entendendo a ciência do sono e do apego, para formação de adultos emocionalmente estáveis, sabemos que o sono dos bebês precisa ser facilitado e não treinado. Que esta criança precisa ser acolhida, amada e se sentir segura aonde quer que esteja dormindo.
Hoje um sono tranquilo, com poucos despertares tem muito a ver com conexão e acolhimento.
Mas Claro que existem muitas medidas que podem ajudar a entender o contexto de cada família e ajudar neste processo de aprendizado.
É isto que atualmente conhecemos como higiene do sono. Precisa haver rotina, sonecas efetivas ao longo do dia, ambiente facilitador, pouca exposição à telas, atividades relaxantes próximo ao momento de dormir, tem que haver limites e regras neste universo todo. Crianças precisam dormir cedo e acordar cedo, o sono precisa ser honrado, afinal de contas as crianças fixam memórias, aprendem e se desenvolvem com uma boa noite de sono.
Portanto sempre gosto de usar esta frase que resume este atendimento que faço com as famílias que chegam pra mim:
“Para adormecer confiantes e seguros, independente da forma que ela adormeça, a criança não preciosa ser ensinada e sim encorajada a entender que o adormecer é prazeroso “.
Dentro deste universo trago a pediatria integral, preciso conhecer esta criança, esta família e os hábitos de vida de cada um, esta nova pediatria me permite trabalhar assim.