Software simula cirurgia plástica de mama em 3D
Quantas vezes você pensou em colocar prótese de silicone e desistiu por não saber como ficaria o resultado? Está nesta dúvida até hoje? Pois saiba que existe um software de uma empresa suíça que está sendo muito usado pelos cirurgiões plásticos, ajudando muito nesta questão. Ele foi desenvolvido na Universidade Federal de Lausanne, na Suíça, com profissionais da área de tecnologia e conselho de médicos.
O software, usando fotos do próprio corpo da paciente, monta uma imagem em três dimensões, disponibilizando o volume adequado de prótese de silicone a ser implantado no seio. Modelos de decotes de blusas e biquínis também são mostrados para apontar o impacto após a cirurgia. Na imagem tridimensional, o médico pode simular intervenções e o paciente acompanha tudo de perto, inclusive opinando.
Algumas mulheres têm dificuldade, inclusive, de escolher o tamanho e modelo da prótese. O software permite que a paciente tenha uma noção da fase final do processo cirúrgico, alinhando suas expectativas junto ao médico que fará a cirurgia. “O objetivo principal é trazer segurança para quem pretende investir em uma cirurgia plástica, já que reconstrói o corpo em um nível muito detalhista”, afirma Rodrigo Antoniassi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O cirurgião plástico de São José do Rio Preto utiliza o software em seus atendimentos e afirma que a tecnologia tem ajudado na satisfação das pacientes. “O resultado da imagem é semelhante ao resultado final da cirurgia, além da possibilidade de mostrar ao paciente e trocar opiniões, antes mesmo de marcar a cirurgia”, finaliza.