Saiba como identificar a compulsão alimentar
Comer além da conta não é natural. O transtorno de compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa come grandes quantidades de alimentos. Este transtorno psicológico pode surgir por conta de problemas hormonais, dietas restritivas, crises de ansiedade, ou até por ter passado por um grande trauma. Caso positivo, estará comendo por compulsão.
COMO IDENTIFICAR?
• Comer descontroladamente, rápido, e até passar mal;
• Esconder alimentos e comer escondido;
• Ficar irritado se tiver que dividir ou se pedir comida e não receber;
• Depois de comer não há satisfação, mas uma certa angústia.
A boa notícia é que a compulsão está sendo reconhecida verdadeiramente como doença, e muitas estratégias têm sido estudadas para tratá-la.
Para reduzir o problema, é imprescindível criar novos hábitos e estar atento aos próprios pensamentos e comportamentos. Por exemplo, procure diferenciar a fome orgânica da emocional. Tente identificar quais são os "gatilhos" que fazem você procurar a comida, mesmo quando não sente fome de verdade. Planeje seu dia, ou mesmo sua semana. Fazer um planejamento alimentar é muito importante para evitar que você fique sem saber o que comer e acabe comendo algo que muitas vezes não é saudável.
A Lisdexanfetamina já é uma droga aprovada pela ANVISA para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, recentemente foi aprovada para o tratamento do Transtorno do Comer Compulsivo, que segue critérios bem estabelecidos para seu uso. Lembramos que toda e qualquer medicação deve ser prescrita e orientada por um médico!
Os transtornos alimentares devem ser vistos com seriedade e atenção! A maioria das pessoas não conseguem superar esse problema de saúde sem ajuda. Sendo assim para um adequado acompanhamento é necessário a ajuda de uma equipe multidisciplinar e caso você conheça alguém que tenha algum transtorno ajude-o pois essa doença pode levar a morte sem o tratamento correto.