SAIBA MAIS SOBRE O CORONA VÍRUS
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Ele pertence à família dos coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da SARS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
O cientista Leo Poon, virologista da Escola de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong, que primeiro decodificou o vírus, acredita que esse teve origem em um animal e se espalhou para os seres humanos.
“O que sabemos é que causa pneumonia e, em seguida, não responde ao tratamento com antibióticos, o que não é surpreendente”, disse Poon.
Não está claro o quão mortal o Coronavírus de Wuhan será, mas as taxas de mortalidade atualmente são mais baixas que o MERS e o SARS. Os especialistas enfatizam que isso mudará à medida que o surto se desenvolver.
Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
COLOQUE SUA VACINAÇÃO EM DIA
Ainda não existe vacina disponível que reduza o risco de infecção por coronavírus. Mas ao se proteger de outras infecções, você mantém o organismo mais forte para conter os avanços desse novo inimigo. E que a vacinação reduz o risco de confundir o coronavírus com influenza, o causador da gripe.
O ministério da Saúde declarou Pandemia no dia 10 de março de 2020, e confirmou 893 casos suspeitos, e 34 casos confirmados no Brasil. (Fonte G1) Atenção: trata-se de um vírus com capacidade significativa de contágio, e que exige medidas eficazes de prevenção. Todo cuidado é pouco!