SÍNDROME PÓS-COVID: sequelas que o Coronavírus pode deixar.
Trata-se de um quadro ainda pouco conhecido que acomete algumas pessoas que tiveram o coronavírus e é marcado por fadiga, fraqueza e dor crônica que persistem após semanas, meses e talvez anos da infecção.
Recentemente, vem aumentando o número de relatos de uma condição inflamatória, difusa e multissistêmica em adultos expostos à infecção. Ela ficou conhecida como síndrome pós-Covid-19, e ainda é mal compreendida. Considera-se a existência da síndrome de fadiga crônica (SFC) secundaria ao COVID-19. O sistema imunológico monta uma resposta contra o vírus, mas que depois se mantem em baixo grau e acaba por gerar esses sintomas.
Pode estar associada a distúrbios do sistema nervoso central, resultando em sintomas variados como fadiga, fraqueza muscular nas pernas e nas costas, dificuldades na respiração, dor crônica e déficits cognitivos, além de sintomas que podem ter algum componente psicológico. Quadro parecido com o que ocorre na Fibromialgia, por exemplo.
Diante o pouco tempo de doença, aguardamos mais estudos para entendermos melhor e manejar essa síndrome de forma eficaz. Portanto, enquanto a vacina não chegar, se cuidem e fiquem em casa!