Rouquidão
Muitos são os motivos que levam as pessoas a ficarem sem voz. Existem as rouquidões agudas, que geralmente afetam a voz das pessoas por alguns dias. São causadas geralmente por inflamações que acometem as cordas vocais, fazendo com que fiquem inchadas, como num resfriado comum.
Abuso da corda vocal também pode causar perda de voz de forma abrupta, como, por exemplo, depois de gritar muito em um jogo de futebol ou em um show.
Outras causas fazem com que a voz fique rouca de forma crônica, como os nódulos vocais, conhecidos por “calos”, que acometem principalmente professores e cantores que utilizam de forma inadequada a voz. Crianças que abusam muito da voz, independente do sexo, também podem apresentar esse tipo de patologia.
Rouquidão persistente por mais de três semanas deve ser sempre investigado com o otorrinolaringologista. A Videoestroboscopia é o melhor exame para ver as cordas vocais. Ela é realizada no próprio consultório do otorrino que avalia a forma e a movimentação delas, detectando assim, desde pequenas lesões, até grandes tumores.
O melhor tratamento depende primeiramente do tipo de problema que está acometendo a corda vocal. Desse modo, existem várias opções de tratamentos, como fonoterapia, medicamentosa e também cirúrgica. Tudo depende do diagnóstico correto. As técnicas cirúrgicas podem envolver vários instrumentos, porém, atualmente, a utilização do laser de CO2, além de proporcionar um menor sangramento, possibilita melhor cicatrização da corda vocal.