Rinoplastia Preservadora ou Preservation Rhinoplasty
Técnica que reduz o tempo de recuperação e proporciona resultados naturais!
A rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. São inúmeros os motivos que levam as pessoas a optarem por uma intervenção no nariz.
Mas quase todas as finalidades, sejam elas, funcionais ou reparadoras, vêm acompanhadas de queixas estéticas.
Hoje vamos falar especialmente da Rinoplastia Preservadora, técnica que reduz o tempo de recuperação do paciente e ainda proporciona resultados muito naturais.
Esta abordagem busca a preservação de tecidos e ligamentos do nariz, ou seja, é uma técnica menos agressiva.
Naturalmente, quanto menor agressão às estruturas do nariz, menor será o inchaço/hematoma e mais rapidamente o paciente irá se recuperar.
Após criteriosa avaliação do médico especialista, a Rinoplastia Preservadora pode ser indicada para pacientes que irão realizar a cirurgia pela primeira vez.
Em casos de cirurgias secundárias ou terciárias (pacientes que já realizaram uma rinoplastia anterior), uma abordagem aberta e estruturada é necessária para posicionar enxertos e reconstruir estruturas do nariz através da técnica da rinoplastia estruturada.
Para elucidar, imaginem uma grande torre, como por exemplo, a Torre Eiffel.
Se fosse necessário diminuir a altura da Torre Eiffel de forma que não prejudicasse sua estrutura, qual seria a melhor abordagem? Temos duas opções:
• Opção A: Diminuir o tamanho da ponta lá no alto e automaticamente deixar a torre mais baixa?
• Opção B: Diminuir a base para que naturalmente a torre perdesse altura?
Para ajudar na resposta, imagine agora que a torre é o nariz.
Será que baixar o dorso pela parte superior é a melhor opção? Ou a melhor opção é diminuir o dorso através da base?
Tratar o dorso através da base é a premissa da rinoplastia preservadora e a grande vantagem desta abordagem é justamente a preservação das estruturas, ou seja, o dorso é tratado e o resultado do procedimento é natural, livre de estigmas e livre de disfunções respiratórias.
Para garantir resultados gratificantes, independente da técnica empregada, é importante que a rinoplastia seja realizada por um médico cirurgião que possua especialização estética e anatômica na região.