Rinoplastia Estruturada
A Cirurgia Plástica do Nariz, sendo o rosto considerado o cartão de visita da pessoa, o nariz, por estar localizado bem no centro dele, torna-se uma estrutura de suma importância para a harmonia das linhas que definem as características faciais de cada ser humano. Quando os traços não encontram simetria e proporcionalidade, ou há problema respiratório, é que a rinoplastia revela o seu valor e utilidade.
Esse procedimento, específico para cada paciente, pode efetuar e corrigir alterações da linha, tamanho e forma do nariz. Dentre elas, o dorso proeminente e largo, tornando- o mais baixo e estreito, a ponta bulbosa e arredondada, fazendo-a ficar mais fina e estruturada, sem prejudicar ou alargar, desproporcionalmente, durante um sorriso.
Hoje, as técnicas empregadas na rinoplastia são de níveis avançados e exigem bastante habilidade do Cirurgião Plástico. Ele deverá manter-se atualizado e dedicar-se inteiramente a esta arte, a fim de garantir ao paciente resultados esteticamente satisfatórios e, acima de tudo, duradouros, sempre mantendo, como objetivo primário, a perfeita funcionalidade do nariz. O Cirurgião Plástico deve ter profundo conhecimento de toda a estrutura nasal e de sua função, sendo que em uma rinoplastia nunca se deve levar somente em conta o resultado estético, em detrimento da boa atividade respiratória. Esta constitui, sem sombra de dúvida, o principal papel desempenhado pelo nariz.
Desta forma, a rinoplastia, como ferramenta cirúrgica, desempenha um importante fator de auxílio às pessoas que se encontram insatisfeitas com seus traços faciais, ou necessitando de uma melhor função respiratória. Traz-lhes, portanto, alterando-se sua aparência externa, uma oportunidade de elevar sua autoestima e lhes facilita, ainda, seu melhor convívio social.
O Cirurgião Plástico deve ter profundo conhecimento de toda a estrutura nasal e de sua função, sendo que em uma rinoplastia nunca se deve levar somente em conta o resultado estético, em detrimento da boa atividade respiratória. Esta constitui, sem sombra de dúvida, o principal papel desempenhado pelo nariz.
O Dr. Frederico Silveira publicou na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, volume 31 de outubro/ novembro/dezembro de 2016 um artigo sobre com o tema: Análise de Linhas Anatômicas do Dorso Médio Nasal após Utilização de Sprender Grafts em Rinoplastia Aberta.