Rinoplastia: qual é a melhor época do ano para realizar?
Se você chegou até aqui é porque possui interesse em se planejar para realizar a sua tão sonhada RINOPLASTIA e saber qual é a melhor época para passar pelo pós-operatório com tranquilidade e obter o resultado esperado! Acertei? Então, confira a resposta nesse artigo!
Antes de tudo, se você ainda não me conhece, muito prazer sou o Dr. Cassiano Moreti, Otorrinolaringologista e Referência em Rinoplastia e, após realizar centenas de procedimentos, percebo que muitos pacientes quando chegam ao meu consultório não sentem medo da cirurgia em si, mas ficam apreensivos em relação ao pós-operatório e à época do ano mais adequada.
Então, já esclareço a você que o pós-operatório da Rinoplastia é um dos mais tranquilos e rápidos que existem no que se refere às demais cirurgias. É claro que se deve ter alguns cuidados necessários para garantir o resultado desejado.
No geral, o paciente sente desconforto na respiração, pois fica com o nariz “trancado” como se estivesse gripado. Tem a formação de edemas (inchaço) e alguns hematomas abaixo dos olhos, que tendem a desaparecer, geralmente, em torno de 30 dias.
Mas, se o pós-operatório é considerado “tranquilo”, existe alguma época do ano mais favorável para a cirurgia ser feita?
Como, após 1 semana, retira-se os pontos e alguns cuidados são reiterados pelo médico, uma orientação é que o paciente realize o procedimento no período que ele possa ficar mais de repouso nesses dias e atento aos horários das medicações.
Em relação à formação dos edemas e hematomas nas pálpebras inferiores e superiores, estes vão ocorrer independente da época do ano. O detalhe que ressalto é que no verão a retenção de líquido e dilatação dos vasos pode ocasionar um pouco mais de inchaço e formação dos possíveis hematomas, por conta do calor.
Mas, é interessante destacar que esses aspectos são fatores que variam muito de acordo com cada paciente e com o grau de complexidade da cirurgia. Cada caso é um caso.
Além disso, a não exposição ao sol por um período de 2 meses é uma das maiores orientações no período do pós-operatório, independentemente de ser verão ou inverno, para que a cicatrização seja bem sucedida e não forme manchas na pele, oriunda dos hematomas.
Dessa forma, concluo que a melhor época, em relação a fatores climáticos, pouco irá interferir. Essa escolha é muito particular, de acordo com a preferência e disponibilidade do paciente, conciliando, claro, com a agenda do médico que irá operar.
É importante lembrar que cada paciente é analisado individualmente durante a consulta, ocasião em que são esclarecidos todos os detalhes, assim como qualquer outra dúvida que você tenha a respeito da cirurgia. A escolha de um profissional capacitado fará toda a diferença.
Saiba que investir em você e na sua autoestima é o melhor planejamento da sua vida. Espero ter respondido a sua pergunta. Se ainda ficou alguma dúvida, entre em conato com a minha equipe e marque uma consulta. Será um prazer te atender.