Retinoblastoma: a doença que tomou conta das mídias sociais
As crianças e a oftalmologia sempre foram assuntos distantes e a idéia de que uma criança só deve ir ao oftalmologista após os 7 anos de idade é ainda muito comum, mas não é o correto.
Existe uma lei no Brasil que garante que, ainda nos primeiros dias de vida, a criança é submetida ao exame do olhinho, para análise da visão. Porém, depois desse exame, muitos pais acabam negligenciando as consultas com o oftalmologista, podendo colocar a saúde da criança em risco.
Com 6 meses de vida é necessário, novamente, realizar o check-up oftalmológico e, depois desse período, seguir com consultas uma vez ao ano ou, se houver alguma intercorrência, levar com urgência.
As consultas preventivas ajudam grande parte dos casos, mesmo ainda existindo chances de surgirem casos mais complicados mesmo seguindo o padrão de consultas ao médico.
O que aconteceu com a filha do apresentador Tiago Leifert, neste ano de 2022, foi um caso muito raro que chamou muita atenção.
O Retinoblastoma é um tipo de câncer, um tumor maligno, que se desenvolve na retina do olho de 1 a 3 anos de idade. Esse tumor pode crescer e dominar toda a região dos olhos e do sistema nervoso, ocasionando até mesmo a morte.
Antigamente, ao diagnosticar uma doença como essa, o único tratamento era remover o olho da criança, mas, graças ao avanço da tecnologia, existe uma quimioterapia realizada diretamente na artéria oftálmica, gerando uma maior chance de cura.
O Retinoblastoma é grave, mas é um tumor que permite chance de tratamento.
Esse caso oftalmológico, vindo de alguém no meio da fama, serviu de alerta para muitos pais que devem se atentar à saúde ocular de suas crianças.
Realizar periodicamente consultas ao médico, pode trazer eficácia em muitos tratamentos e até salvar muitas vidas!