
Reoperação Pós Rinoplastia (Rinoplastia revisional)
Rinoplastia Revisional é a cirurgia realizada em pacientes que já se submeteram a uma ou mais cirurgias plásticas do nariz e não obtiveram resultados estéticos e/ou funcionais satisfatórios. Nestes casos a anatomia nasal encontra-se alterada exigindo um maior conhecimento técnico, científico e artístico do profissional. Então, este procedimento é de alta complexidade, exigindo experiência do cirurgião em revisões cirúrgicas e casos difíceis.
Existem duas vias de abordagem para esta cirurgia, as chamadas técnica aberta ou fechada. Não importa qual delas será usada, porque são apenas a via de acesso cirúrgico, a maneira de “abrir” as estruturas internas do nariz e fazer as mudanças e reconstruções necessárias. O fundamental é: diagnóstico preciso das deformidades encontradas e as manobras cirúrgicas adequadas para a melhor correção possível de um nariz já operado. Então, o que importa é o cirurgião ter experiência com rinoplastia revisional, o que só se adquire com anos de dedicação a esse tipo de cirurgia, sempre tendo em mente a estética e a função. Jamais pensar só em estética! O nariz foi feito para respirar. Não é incomum pacientes, após rinoplastia, ficarem com certa obstrução nasal e atribuírem isso a desvio do septo , carnes esponjosas ou rinite alérgica, quando na verdade pode ter sido a própria “Rinoplastia estética” que, ao alterar a estrutura do nariz, causou estreitamento interno e consequente obstrução nasal.
As técnicas se baseiam em reconstruir o nariz com pontos, suturas e uso de enxertos de cartilagens. Essas cartilagens podem ser obtidas do septo nasal ,orelhas ou costela do próprio paciente .Não fazem falta , não provocam deformidades estéticas no local onde são coletadas e também não há rejeição.
Criaram-se alguns MITOS sobre a reoperação após uma Rinoplastia, os quais são:
“Nariz, quanto mais “mexe” pior fica!”
Isso não é verdade. Algumas alterações cirúrgicas realizadas no nariz podem até não ter resolução completa, mas,na grande maioria, é possível reconstrução com melhora estética e respiratória desde que realizada por profissional experiente com esse tipo de cirurgia.
“Fiz Rinoplastia e meu nariz não ficou perfeito, quero reoperar”.
Alguns pacientes acreditam que seu nariz e face são ou têm que ser simétricos, perfeitos, acreditam na magia do cirurgião com poder de Midas (‘Deus grego em que tudo que tocava virava ouro”). Isso não existe, sempre há pequenas assimetrias e irregularidades faciais. Nunca haverá perfeição absoluta e sim proporção, equilíbrio e harmonia. A beleza vem da harmonia do nariz com a própria face.
Não existem dois narizes iguais. Cada nariz é único!
É muito difícil para o paciente conviver com um nariz que apresenta aparência de operado e/ou com problemas respiratórios.
Com a evolução da cirurgia plástica facial, dedicação intensa de alguns cirurgiões ao estudo da Rinoplastia e suas complicações, é possível, na grande maioria dos casos ter benefícios com a reoperação ficando o paciente mais satisfeito com sua aparência, sem estigma de nariz artificial e respirando melhor, ou seja, ganho de saúde física e emocional.