Reganho de peso após Cirurgia Bariátrica tem Tratamento
O reganho de peso após a cirurgia bariátrica pode ocorrer em até 20% dos pacientes operados. Dentre as principais causas estão o erro alimentar e medidas comportamentais inadequadas. Porém, o fator anatômico do estômago operado também tem importante participação nesse processo, e é aí que entra o tratamento endoscópico.
Com o tempo a saída do estômago (anastomose) tende a dilatar, o que acarreta uma perda da sensação de saciedade, ou seja, o paciente come e logo volta a sentir fome porque o alimento escoa rapidamente.
Através da aplicação do plasma de argônio, realizado por via endoscópica, o endoscopista bariátrico consegue reduzir o diâmetro dessa saída, dificultando o escoamento alimentar e devolvendo a sensação de saciedade ao paciente. Esse tratamento auxiliado ao resgate à equipe multidisciplinar é que vai auxiliar na perda de peso e sua manutenção.
Dúvidas frequentes:
• Como é o procedimento?
O procedimento é realizado por endoscopia, sob sedação leve, acompanhada pelo médico anestesiologista. Dura em média 10 minutos a primeira sessão e cerca de 5 minutos as sessões subsequentes. O procedimento é totalmente indolor, realizado ambulatorialmente (não precisa ficar internado), com alta cerca de 30 minutos após o término do mesmo. Indicado apenas em pacientes operados pela técnica do bypass gástrico.
• Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso fazer o argônio?
Indica-se o argônio endoscópico após o reganho de peso depois de realizada a cirurgia pelo método bypass gástrico. Geralmente, indica-se após 24 meses da cirurgia bariátrica.
• Como é o processo de emagrecimento com o argônio?
As sessões que mais perdem peso são a segunda e a terceira devido ao maior estreitamento da saída do estômago. Lembramos também que atividade física pode ser iniciada já no dia seguinte, bem como o trabalho, normalmente. Psicóloga, nutricionista e demais profissionais da equipe devem ser consultados para uma perda ainda maior do peso readquirido.
• Sou de outra cidade onde faço argônio, há necessidade de pernoitar na cidade que fiz o argônio? Posso dirigir?
Podem retornar para casa, mas com um acompanhante para dirigir e auxiliar o paciente. Não precisa dormir na cidade do procedimento, pois ele é simples e pode ser feito pela manhã.