Quando procurar um gastroenterologista pediátrico?
Quando falo que sou pediatra e gastroenterologista, muitas pessoas falam: “Nossa, nem sabia que existia essa especialidade na pediatria! Você trata o que?” E é uma dúvida justificável, tendo em vista que temos na nossa cidade e na região poucos especialistas no assunto.
O gastroenterologista trata todas as doenças clínicas (e não cirúrgicas) do trato gastrointestinal que vai desde a boca, até o ânus, passando inclusive pelo fígado e pâncreas. E já que a boca está inserida nesse contexto, falamos desde aleitamento materno, refluxo, alergias alimentares, seletividade alimentar, cólica, dores abdominais, diarreia, até doenças mais graves como doenças inflamatórias.
Cada vez mais o intestino está ganhando destaque e estamos vendo como o seu bom funcionamento está relacionado com o bem estar de todo o organismo, inclusive o humor. Quem nunca viu alguém que ficou muitos dias sem ir ao banheiro e ficou “enfezado”?
Alguns estudos trazem que até 40% das queixas dos pacientes no pronto-socorro são relacionadas ao intestino, sendo a principal, a dor abdominal. E cerca de 80% das doenças gastrointestinais são funcionais. E o que isso quer dizer? Quer dizer que não há alterações estruturais ou bioquímicas no tubo digestivo. Então, de onde vem a dor? De interações complexas entre fatores biológicos, ambientais, psicológicos e sociais. É desordens da interação do eixo cérebro-intestino o qual é muito bem conhecido e recentemente compreendido.
Por esse motivo, acredito que nós como médicos, devemos olhar os pacientes como um todo, integrando sua parte física, mental e emocional. E isso que tenho buscado em minhas consultas.
O intestino do seu filho é coisa séria! Procure sempre um especialista.