Qual idade mínima para começar o tratamento dentário estético?
Os dentes permanentes do seu filho já começaram a nascer e você percebeu que eles estão um pouco desalinhados. Qual é o momento ideal para levá-lo ao ortodontista e começar um tratamento?
O primeiro tratamento pode ser iniciado a partir dos sete anos antes da segunda fase começar que é quando o desenvolvimento facial já estiver concluído. Os pais devem ficar atentos na mordida e no alinhamento dos dentes e levar a criança para avaliação de um ortodontista nos primeiros anos de vida, pois o ideal é procurar um especialista para fazer a prevenção e evitar problemas ortodônticos mais graves.
Na primeira fase é possível identificar se há problemas de crescimento ósseo causando um desequilíbrio entre a maxila e a mandíbula. Se houver alteração o tratamento é com aparelhos específicos que possibilitam o crescimento do osso. A segunda fase é para correção do alinhamento dos dentes com o uso de aparelhos fixos e móveis.
O tratamento iniciado na infância pode reduzir ou eliminar o tratamento ortodôntico na fase adulta, pois o ortodontista vai utilizar o crescimento e a falta de maturação óssea em beneficio do paciente.
Já as lentes de contato dentais não exigem idade mínima ou máxima para o paciente, porém, é necessário que o paciente saiba cuidar de forma adequada. Os cuidados são iguais ao dente normal, sendo necessário ter uma escovação correta com visitas periódicas ao dentista.
Ao contrário do tratamento ortodôntico, a lente de contato dental é indicada para pequenas correções estéticas de posicionamento, formato, tamanho, textura, volume e cor.
A lente de contato dental consiste em um laminado extrafino de 2 a 5 milímetros moldado com base no dente do paciente e fixado sobre a superfície externa dos dentes. Há dois tipos: a lente de contato dental com resina ou a faceta de porcelana. A escolha do material vai depender do tipo de tratamento e de cada caso.
Em relação à estética bucal, a lente de contato se tornou sonho de consumo, pois apresentam melhor relação custo benefício, além de ser resistentes e duráveis proporcionam um sorriso harmônico em tamanho, formato, volume, textura e cor.